O mundo dos carros era bastante diferente nos anos 1980. Na realidade, o planeta em si era outro, mas o Brasil vivia uma realidade bem diferente. Por aqui, a importação de carros estava proibida. Dessa forma, as novidades eram escassas e muitos carros com décadas de fabricação, como Chevrolet Opala e Ford Corcel, ainda eram produzidos. Mas alguns modelos lançados nos 1980 se tornaram clássicos cultuados.
Volkswagen Gol
Logo no começo da década, a Volkswagen lançou aquele que se tornaria o seu maior sucesso no Brasil. O VW Gol estreou com uma dura missão: suceder o Fusca, mas com um projeto bem mais moderno. No início, a marca apostou nos mesmos motores do besouro, mas depois corrigiu o erro dando a mecânica refrigerada a água ao seu carro.
O Gol foi um dos carros mais importantes para a marca alemã, ficando em linha por 42 anos. Mas toda essa história começou na década de 1980, com a geração quadrada, que até hoje é cultuada e valorizada. Sem contar os icônicos modelos GT, GTS e GTi, que se tornaram grandes clássicos.
Chevrolet Monza
Em um mercado fechado e sem importação, as novidades por aqui eram escassas. Por isso, quando o Chevrolet Monza foi lançado, ele logo se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Melhor dizendo, ele foi o carro mais vendido do Brasil, de 1984 a 1986. Vendido nas carrocerias hatch e sedã, ele foi descontinuado apenas em 1996, para dar espaço ao Vectra.
Ford Escort
O Escort foi um sopro de novidade nos anos 1980. A terceira geração do modelo foi lançada por aqui quase que ao mesmo tempo que na Europa, algo raro até nos dias atuais. Depois, surgiu a versão XR3, que se tornou uma das mais desejadas do carro. O Escort foi feito no Brasil entre 1983 e 2003, sendo sucedido pelo Focus.
Fiat Uno
O Uno pode até ter nascido na Itália, mas foi no Brasil que ele encontrou seu lugar. Lançado por aqui em 1984, o modelo era moderno para a época, tinha um bom aproveitamento de espaço e ajudou a Fiat a se consolidar de vez. Teve seus modelos esportivos, como os 1.5R, 1.6R e o Turbo, mas foi como carro de entrada que ele se destacou. A geração original saiu de linha apenas em 2013, tendo fãs até hoje.
Volkswagen Santana
Basicamente, o Santana é a segunda geração do Passat. Mas por aqui eles conviveram por um tempo, e o Santana acabou durando até 2006, depois de duas mudanças de visual. Um dos carros mais lembrados da Volkswagen, o modelo se tornou um dos queridinhos dos taxistas e também dos chineses, já que foi vendido por décadas na China.
Quais outros carros marcaram os anos 1980? Deixe nos comentários a sua opinião.