Inseguros?

5 carros caros que usam freio a tambor na traseira 

Mesmo não sendo nada baratos, esses carros utilizam tambores nos freios traseiros, o que sempre causa polêmica

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Fiat Fastback Abarth [Divulgação]

Demorou, mas a segurança dos carros começou a ser mais discutida de alguns tempos para cá. Por isso, não é raro vermos debates longos e até acalorados sobre os freios de alguns modelos, em especial os do tipo tambor. Em carros mais baratos, eles até são aceitáveis, mas em modelos mais caros e mais sofisticados, nem sempre o público aceita bem o uso desse recurso. Veja alguns modelos que causam polêmicas até hoje.

Modelos da Abarth (Pulse e Fastback)

Abarth Pulse [divulgação]
Fiat Pulse Abarth [divulgação]

No caso dos carros da Abarth, as reclamações pela ausência do freio a disco na traseira são as mais justificáveis. Afinal, Pulse e Fastback são modelos esportivos e com 185 cv, mas mantém os tambores na traseira iguais às demais versões dos SUVs.

Fiat Toro

Fiat Toro 2024 [divulgação]

Outro modelo da Stellantis na lista, a Fiat Toro também utiliza freios a tambor na traseira. E mesmo nas versões equipadas com o motor 1.3 turbo flex, de 185 cv, o mesmo utilizado nos carros esportivos da Abarth. A Toro não é barata, por isso o público não engole bem o fato de ter freios de concepção mais antiga nas rodas traseiras.

Chevrolet S10

Chevrolet S10 Midnight [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet S10 Midnight [Auto+ / João Brigato]

A S10 está prestes a mudar, mas ao menos até aqui, a caminhonete segue utilizando freios a tambor no eixo traseiro. Ainda não é possível saber se isso vai ser alterado na reestilização que estreia em breve, mas como a picape não vai mudar de geração, é bem possível que tudo siga como está.

Toyota Hilux (até SRX)

Toyota Hilux SRX [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux SRX [Auto+ / João Brigato]

Ao que parece, os modelos do segmento das picapes médias costumam utilizar bastante os freios a tambor na traseira. É o caso da Toyota Hilux, mas as versões mais caras da picape já utilizam freios a disco nas rodas posteriores. No entanto, por ser um dos carros mais vendidos do segmento, ela merece entrar na lista.

Mitsubishi L200 Triton

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Mitsubishi L200 Triton Savana 2024 [divulgação]

Outra caminhonete presente na lista, a Mitsubishi L200 Triton é mais um modelo que utiliza freios a tambor. Como dito anteriormente, essa prática ainda é bastante comum no segmento, mesmo essas picapes sendo carros bastante caros. Por isso, sempre há reclamações pelo uso dos tambores. 

Lembra de outros carros caros que mantém os freios a tambor na traseira? Deixe nos comentários a sua opinião.


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