Fracassos retumbantes

5 carros brasileiros vendidos no exterior e que fracassaram 

Esses carros eram feitos no Brasil ou foram projetados aqui, mas se tornaram projetos globais, só que não deram certo no exterior

carros
Volkswagen Fox [divulgação]

Normalmente, os carros vendidos no Brasil são fruto de projetos nascidos em outros países. Afinal, todas as marcas que operam aqui são multinacionais e fundadas em outros locais. Entretanto, alguns projetos feitos pela engenharia brasileira acabaram ganhando o mundo, mas nem sempre se destacaram. Confira a seguir alguns exemplos de carros brasileiros que fracassaram no exterior.

Peugeot 207 (206+)

Peugeot 206+ [divulgação]
Peugeot 206+ [divulgação]

Em 2008, quando a Peugeot resolveu renovar o 206 no Brasil, a marca francesa optou por lançar uma reestilização bastante polêmica. Conservando a carroceria antiga, a fabricante aplicou uma frente inspirada no verdadeiro 207, vendido na Europa, e mudou o nome do carro por aqui também. Acontece que o Peugeot 207 chegou a ser exportado para o velho continente, sendo vendido por lá como 206+, mas não fez tanto sucesso assim, e durou de 2009 a 2015.

Volkswagen Parati

VW Fox Wagon [divulgação]
VW Fox Wagon [divulgação]

Nos anos 1980, a Volkswagen dos Estados Unidos resolveu levar dois carros brasileiros para a terra do tio Sam. O primeiro foi o Voyage, vendido por lá como Fox, e fez um relativo sucesso, durando até 1993. Só que a Parati foi junto no projeto, mas agradou bem menos. Sua duração no mercado norte-americano durou apenas dois anos, saindo de linha em 1989, já que a Fox Wagon, seu nome por lá, não caiu no gosto do americano.

Volkswagen Fox

carros
Volkswagen Fox [divulgação]

No Brasil, o nome Fox foi utilizado a partir de 2003, quando o hatch que durou até 2021 estreou por aqui. Pensado para ser um sucessor do Gol, o Fox acabou convivendo com seu irmão mais velho e saiu de linha antes, sem nunca ter tido uma segunda geração. Para a Europa, ele foi exportado entre 2005 e 2009, se tornando o modelo de entrada da VW por lá. 

Seu acabamento era um pouco diferente, além de ter motores exclusivos: 1.2 três cilindros, de 56 cv, 1.4 quatro cilindros, de 76 cv (que depois se tornou o propulsor da Kombi por aqui), e o 1.4 turbo diesel, que rendia 71 cv. Mesmo sendo um dos carros mais vendidos do Brasil, ele não deu tão certo no velho continente.

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

A atual geração do Chevrolet Onix foi desenvolvida em conjunto com a China, já que o plano da fabricante era ter um projeto global. No entanto, a estratégia não deu tão certo. O Onix Plus é um dos carros mais vendidos do Brasil, mas fracassou na China, sem nunca ter conseguido um número relevante de vendas. Com isso, o sedã já saiu de linha por lá, enquanto segue firme e forte por aqui.

Ford EcoSport

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]

De todos os carros da lista, talvez o Ford EcoSport seja o mais conhecido. O SUV nasceu em 2003 como um projeto totalmente brasileiro, utilizando a base do Ford Fiesta de quinta geração. Com o sucesso por aqui, a marca decidiu transformar ele em um projeto global, vendido na Europa, Estados Unidos e Ásia, sendo fabricado em diversos lugares. Só que a segunda geração do EcoSport não repetiu o sucesso da primeira, e acabou matando o carro em todo o planeta.

Quais outros carros brasileiros vendidos no exterior foram verdadeiros fracassos? Deixe nos comentários a sua opinião.