O mercado brasileiro tem lá sua história de mais de 65 anos de indústria nacional e mais de 30 anos de abertura aos importados. Isso significa que muitos carros já foram lançados e saíram de linha neste período, obviamente. Mas, existem alguns que são adeptos ao lema: inimigos do fim. Alguns desses carros listados na lista de hoje não figuravam como os mais vendidos em linha até pouco tempo.
Também, pudera, nos últimos anos o nosso mercado perdeu uma série de clássicos, desde o início do fim de linha da Volkswagen Kombi, em 2013. De lá pra cá, perdemos o Fiat Uno em 2021, que era presença garantida entre os cinco mais velhos em linha. Agora, estamos próximos do fim de linha do Volkswagen Gol, ou seja, teremos novos rostos neste ranking, ou melhor, novas dianteiras…
Volkswagen Gol – maio/1980
Falando nele, o queridinho Volkswagen Gol é com certeza o nosso carro mais velho em linha desde 2013. O hatch compacto está em sua terceira geração e foi apresentado em 15 de maio de 1980. Isso lhe dá 42 anos de mercado. Mas ele não completará 43 anos de mercado. Com o fim de linha do hatch com a já apresentada série especial Last Edition, essa pode ser, provavelmente, a última vez que veremos o campeão de vendas por 27 anos, liderando essa lista.
Fiat Fiorino – setembro/1980
Com o fim de linha do Gol, que vai assumir esse posto será a Fiat Fiorino. Lançada também em 1980, mas no mês de setembro, a multivan também está no Brasil há 42 anos. A primeira geração chegou como membro da linha 147, mas a partir de 1988 virou membro da linha Uno. Em sua terceira geração, a Fiorino seguiu em linha mesmo com o fim do Uno, no ano passado. E deve continuar por um bom tempo. Líder do seu segmento, ela ganhou uma reestilização no ano passado.
Volkswagen Saveiro – setembro/1982
Com um futuro ainda indefinido dentro da Volkswagen e com rumores de uma nova reestilização, a Saveiro aparece em terceiro. Lançada em setembro de 1982. Com seus recém completos 40 anos de mercado, a picape compacta continua em linha num segmento que se resume nela e na sua maior concorrente: a Fiat Strada. Assim como a rival, a Saveiro pode ser a única da sua família progenitora a seguir em linha.
BMW Série 7 – janeiro/1991
E chegamos aos primeiros caras novas desse ranking. A história da BMW no Brasil contém duas fases. A primeira delas é com a importação oficial da Regino Imports, que fechou um acordo para a importação dos carros da marca a partir de 1990. Um dos primeiros a chegar ao nosso mercado foi o BMW Série 7, um dos sedãs mais luxuosos à venda no país. Apesar de ser ter 31 anos de mercado, o Série 7 é bem exclusivo.
BMW Série 3 – maio/1991
Seguindo os mesmos passos do Série 7, o Série 3 também foi trazido pela Regino Imports. Ele foi o carro que popularizou a marca alemã em nosso mercado, ainda na primeira metade da década de 1990. Pode ter sido ele o motivo que fez a BMW chegar oficialmente no Brasil, em 1995. No Brasil, o Série 3 segue como o carro premium mais vendido no acumulado de 2022.
Bônus
BMW Série 5 – out/1991
Com o fim de linha do Gol, quem assume um espaço entre os cinco carros mais longevos é um outro BMW: o Série 5. Intermediário entre o Série 3 e o Série 7, o Série 5 foi o primeiro carro importado de maneira independente no Brasil. Ele chegou ainda em 1990, no dia 15 de junho de 1990. A unidade era um 520i, curiosamente, bem parecido com o modelo da imagem, num tom da carroceria em preto. O sedã desembarcou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP).
>>VW Gol Last Edition terá só mil unidades no Brasil: preço é mistério
>>Corolla, Fiorino, Hilux, Série 3 e Strada são os que humilham rivais
>>T-Cross fica mais caro e Saveiro só tem duas versões abaixo de R$ 100mil