
As eleições para presidente no Brasil neste domingo (03 de outubro) terminaram com Segundo Turno declarado entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). Agora, os dois candidatos (e também alguns candidatos a governador) terão outra chance de mostrar suas propostas e ideias no Segundo Turno. Uma nova chance que alguns carros também mereciam.
Se houvesse um Segundo Turno nas vendas, esses cinco carros poderiam mostrar seus verdadeiros atributos e, quem sabe, conquistar novos compradores. Por isso, selecionamos aqui cinco carros que vendem pouco, mas que mereciam uma segunda chance, se tivessem um novo turno.
Ford Maverick
O grande problema hoje da Ford Maverick é que ela é cara demais para a categoria. Tem preço de Ranger, mas é menor. Além disso, por ter motor a gasolina, o público brasileiro tende a rejeitar, visto que prefere que suas caminhonetes sejam diesel – especialmente acima de R$ 200 mil. A solução para tudo isso já se aproxima.
Chevrolet Trailblazer
Ambos tem qualidades semelhantes as quais não deveriam fazer o Chevrolet vender tão menos que o Toyota. Mas o interessante é notar que, segundo dados da Fenabrave, o Mitsubishi Pajero está logo em seguida no ranking dos SUVs mais vendidos com 1.342 unidades. Se acelerasse um pouco mais, ele que iria ao Segundo Turno com o SW4.
Nissan Versa
No acumulado de vendas no ano até agosto, o Nissan Versa só não vendeu menos que o Volkswagen Virtus (que está com produção prejudicada por conta da crise dos semicondutores e prestes a ser reestilizado) e que o já aposentado Fiat Siena. Até mesmo o Renault Logan, que só motoristas de Uber e taxistas lembram dele, vendeu mais que o Versa em 2022.
Citroën C4 Cactus
A tarefa árdua do C4 Cactus de levar uma marca sozinha nas costas teve resultado, mas ele ainda está sofrendo para se consolidar entre os SUVs mais vendidos do Brasil. Hoje é o 13° mais vendido da categoria, mas flutua nas vendas: em julho, por exemplo, vendeu 798 unidades, enquanto em agosto ficou com 1.983 unidades. A inconstância o prejudica.
Volkswagen Taos
Mas não foi isso que aconteceu, definitivamente. Hoje o Volkswagen Taos é o quarto SUV médio mais vendido do Brasil e 14° no ranking geral. Vende menos até que o SUV grande Toyota SW4. O Corolla Cross está entre os 10 mais comercializados da categoria em geral, enquanto o Volkswagen patina desde que foi lançado.
>>Ford Maverick só falha onde a culpa não é dela | Avaliação
>>Nissan Versa Sense Manual: mais legal e racional que deveria | Avaliação
>>Taos Comfortline é forte custo-benefício entre SUVs médios | Avaliação