Consumo de combustível costuma ser um ponto importante a ser analisado na hora da compra de um carro. Mas, existem aqueles modelos que bebem um pouco mais e também entregam um desempenho mais satisfatório. Só que, as caminhonetes são carros grandes e elas não costumam ser comedidas, dado seu peso, porte e capacidade de carga.
Dentro desta categoria, temos os modelos que não gastam muito combustível. Todavia, as 5 caminhonetes listadas aqui são as melhores amigas dos frentistas e dos donos do posto de combustível. Todos os dados levantados seguem conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Ram Classic 5.7 V8 Hemi
Um dos modelos veteranos do mercado é a Ram Classic. Ela tem mais de 10 anos de trajetória e nesses últimos tempos, é vendida no Brasil com o motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv. Seu consumo é de 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada sempre com gasolina. O consumo energético é de 3,96 MJ/km.
Ram 1500 Rebel
A Ram não perdeu tempo e colocou mais uma das suas caminhonetes na lista. Porém, apenas a 1500 Rebel tem um consumo mais gastão. Ela tem o mesmo motor das três versões da Classic. Em números, ela marca 5,4 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada somente com gasolina. O consumo energético é de 3,81 MJ/km.
Jeep Gladiator Rubicon
A Jeep não vive no Brasil apenas de SUVs e tem essa picape quadrada e toda diferente. A Gladiator conta com propulsor 3.6 V6 de 284 cv. Movido a gasolina, ele faz a caminhonete marcar 6,5 km/l em ciclo urbano e 7,4 km/l no rodoviário. Seu consumo energético ficou em 3,24 MJ/km. Vale lembrar que ela tem novidades em seu visual para a linha 2025.
Chevrolet S10 Z71
Esta é a única versão da S10 com consumo diferente das demais. Neste caso, uma das caminhonetes veteranas dessa lista conta com motor 2.8 turbo diesel de 207 cv e 52 kgfm de torque. Nas médias, ela faz 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O consumo energético ficou na casa dos 3,01 MJ/km.
Volkswagen Amarok
Uma das recentes novidades da categoria de caminhonetes médias já chegou e já estacionou por aqui. A Amarok 2025 segue com o motor 3.0 V6 turbo diesel de 258 cv nas três versões. Ela atinge 9 km/l no ciclo urbano e 9,7 km/l no ciclo rodoviário. O consumo energético é de 2,92 MJ/km na versão Comfortline e 3 MJ/km nas variantes Highline e Extreme.
Qual dessas caminhonetes você teria na sua garagem? Conte nos comentários