A parte de suspensão ajuda o veículo a absorver os impactos das condições das vias e as molas fazem parte de todo este conjunto. A suspensão exige uma série de outras peças e também certos cuidados para evitar grandes problemas. Por isso, conheça neste tutorial como cuidar corretamente das molas dos carros.
Cuidados essenciais
Para preservar a vida útil de diversas peças dos automóveis, é recomendado que o motorista evite ao máximo os buracos nas vias. É ideal também passar em baixa velocidade por lombadas e valetas. Não exceder o peso da carga e ainda distribui-la de forma igual aos lados do carro, ajudam a conservar o modelo.
Atenção ao hodômetro
O recomendado é que o motorista não deixe apenas para verificar as molas somente quando elas estiverem com funcionamento ruim. O indicado é que elas sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros, logo após o veículo atingir a marca de 40 mil quilômetros rodados. No manual de instruções, pode ser conferido qual é o prazo que a própria fabricante do carro recomenda para realizar a troca dessas peças.
Rebaixei o carro
Há quem goste de mais emoção na hora de pilotar e opta por rebaixar seu automóvel. Caso isso aconteça, é recomendado que o procedimento aconteça em uma oficina especializada. Dessa forma, os técnicos deverão fazer uma nova geometria da suspensão do veículo e também embuchar algumas peças, assim problemas serão evitados. Não é recomendado cortar as molas com calor, pois diminui a resistência dessas peças e danifica as demais.
Se liga nos sinais
Se o condutor perceber uma certa dificuldade em manter o carro em linha reta, é sinal que está na hora de fazer um alinhamento e balanceamento das rodas. Fora que é bom conferir o estado da suspensão. Caso as molas estejam descascando, com sinais de oxidação, rachadas ou com outros problemas, é hora de visitar um mecânico e se necessário trocá-las por novas.
Você sabia desses cuidados com as molas? Tem alguma dúvida de manutenção dos carros? Conte nos comentários
>>Aprenda como cuidar da bateria do seu carro