Fazer a manutenção correta dos carros exige também olhar com cautela para o sistema de escapamento deles. As principais funções desse sistema no automóvel são filtrar a quantidade de gases nocivos, os quais seriam lançados no meio ambiente, ajuda na diminuição do ruído do motor e auxiliar no consumo de combustível. Conheça neste tutorial como cuidar com cuidado do escapamento dos carros.
Pode modificar o escapamento?
Normalmente, quem gosta de chamar atenção, logo busca peças para deixar o ronco do carro alterado. O ideal é que essa ideia passe bem longe da cabeça dos motoristas, pois essa alteração pode até danificar outras peças que se encontram em bom estado. Caso o piloto queira mesmo mudar, ele deve optar por peças de uma marca reconhecida pela fabricante do modelo.
Cuidado nas ruas
As ruas e estradas brasileiras muitas vezes não estão em bom estado de conservação e os carros são prejudicados. Aliás, quando o motorista for passar por buracos, valetas e lombadas, ele deve tomar cuidado com as eventuais raladas na parte debaixo do veículo. Assim, se o modelo conseguir vencer esses obstáculos de forma cuidada, o sistema de escapamento pode ser protegido de trincos e problemas maiores.
Carro pegar no tranco
É bastante comum de se ver alguns veículos parados no meio das pistas e o condutor tentar fazer o automóvel pegar no tranco. Mas, essa prática pode trazer consequências. Quem pode sofrer é o catalisador, já que na hora do tranco, há uma injeção maior de combustível e isso acaba por danificá-lo. Vale pontuar que de toda a parte de escapamento dos carros, o catalisador é a peça mais cara para ser trocada.
Automóvel muito tempo parado
Quem tem carro sabe que o modelo não pode ficar parado muito tempo. Seja pelo desgaste anormal de pneus, entre outros fatores. Contudo, o escapamento também não pode ficar sem função por muito tempo. Nesse caso, os silenciadores podem ser danificados devido ao aumento no acúmulo de umidade no sistema. Uma dica é: tentar sempre que possível, andar um pouco com o carro, até para confirmar se todos os componentes estão com funcionamento correto.
Você sabia que o escapamento dos carros também precisava de tantos cuidados? Tem alguma dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Aprenda a cuidar corretamente do câmbio automático
>>Saiba como escolher a gasolina ideal para seu carro
>>Saiba como cuidar corretamente do banco de couro do seu carro