Dentro do portfólio de carros esportivos da Chevrolet existem dois modelos: Camaro e Corvette. Há anos a fabricante norte-americana vende oficialmente o Camaro no Brasil, mas jamais ofereceu o Corvette. Só que em 2022 algo surpreendente aconteceu: o carro que está nas revendas da Chevrolet no Brasil vende menos do que o que vem por importadoras.
Mês a mês, o Chevrolet esportivo mais vendido do Brasil é o Corvette, não o Camaro. Só que só o segundo dessa dupla é homologado pela marca e vendido oficialmente por aqui. O Corvette nunca foi comercializado no Brasil pela General Motors, sendo trazido só e somente por importadoras independentes. Mesmo assim, vende mais.
Em setembro, segundo dados da Fenabrave, o Corvette vendeu 9 unidades contra apenas 5 do Camaro. Isso faz do modelo de motor central-traseiro o sexto esportivo mais vendido do Brasil, enquanto o rival do Ford Mustang estaciona em oitavo lugar atrás do Jaguar F-Type. No acumulado do ano, a situação é ainda melhor para o ‘vette.
Ao todo, foram vendidos 68 Chevrolet Corvette no Brasil ao longo de 2022, contra 44 Camaro. Ambos, contudo, estão bem longe dos reis do segmento. O líder Porsche 911 vendeu no acumulado do ano dez vezes mais que o Camaro. Enquanto o Ford Mustang, segundo colocado, teve 273 emplacamentos no mesmo período.
V8 em lugares diferentes
Vale lembrar que o Chevrolet Camaro é vendido oficialmente no Brasil somente nas versões SS com motor 6.2 V8 de 461 cv e transmissão automática de dez marchas. A GM pede por ele R$ 475.270 na versão cupê e R$ 517.170 pelo conversível.
Já o Corvette é oferecido nos EUA com motor 6.2 V8 de 497 cv na versão Stingray ou o 5.5 V8 de 679 cv na versão Z06. Em ambos os casos, a transmissão é de dupla embreagem com oito marchas. Essa é a primeira (e única) geração do esportivo da Chevrolet com motor central-traseiro.
Nos EUA custa entre US$ 65.895 e US$ 128.835, o que dá algo entre R$ 343 mil e R$ 670 mil. Em importadoras independentes, o preço do modelo pode chegar facilmente a R$ 1 milhão, já que não é tabelado.
>>Chevrolet Camaro SS Conversível é para quem quer holofote | Avaliação
>>Novo Corvette deve ser elétrico e pode ter até SUV
>>Mustang Mach 1: da loucura do V8 ao passeio de Ka | Avaliação