Já imaginou um SUV médio como viatura da Polícia Militar brasileira? Esse é o caso do Toyota Corolla Cross que foi apresentado para a corporação recentemente em um novo projeto. Nova pintura para as viaturas (incluindo as motos) e nova farda também estão entre as novidades.
Há alguns dias a Polícia Militar apresentou um novo projeto para uma reformulação da identidade da corporação utilizada atualmente. Sem dúvidas o que mais chama atenção é a presença de um Corolla Cross para demonstrar a possibilidade de uma nova pintura para as viaturas de quatro rodas.
A identidade atual da Polícia Militar de São Paulo traz o branco como cor predominante e adesivos quadriculados em vermelho e preto. Já essa nova plotagem, embora ainda traga o branco na maior parte da carroceria, possui uma grande área em cinza e uma linha vermelha que se inicia na dianteira, passa pela lateral e termina no teto.
Toyota Corolla Cross como viatura
É importante deixar claro que todas as novidades apresentadas ainda fazem parte de um projeto e podem não ser oficializadas. Mas, é interessante ver como seria uma viatura do segundo SUV médio mais vendido do Brasil.
Utilizando a versão básica XR 2.0 CVT para a apresentação, a empresa Actatec Automotive equipou o Corolla Cross com um grande quebra-mato dianteiro e toda personalização de sirenes. Fotos do interior não foram encontradas, mas conta com a divisão no porta-malas para o transporte de presos e outros equipamentos já utilizados nos veículos atuais da PMESP.
A configuração de entrada do modelo utiliza uma motorização 2.0 flex aspirada. Ela alcança até 177 cv (169 cv com gasolina) e 21,4 kgfm. A transmissão CVT simula 10 velocidades, mas com a primeira marcha contendo engrenagens reais.
Caso de fato o SUV seja utilizado pela corporação, os policiais precisarão ficar atentos ao vão livre do modelo que não é muito generoso. Isso faz com que o modelo raspe com certa facilidade caso esteja pesado (caso de uma viatura) e/ou em velocidades mais altas.
Viatura bem equipada
Mesmo sendo a versão mais básica do SUV, ela já emprega uma lista de equipamentos recheada. Há, por exemplo, DRL em LED, ar-condicionado digital, piloto automático adaptativo, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, central multimídia de 8”, câmera de ré, 7 airbags, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em rampas, sistema de permanência em faixa e farol alto automático.
Custando R$ 158.290 para o público comum, obviamente o modelo ficaria mais barato para o governo devido à isenção de impostos. A lista de equipamentos provavelmente também seria amplamente reduzida a fim de diminuir os custos e até mesmo a manutenção.
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