Lá na China, é comum encontrar versões alongadas de modelos internacionais. Afinal, os locais privilegiam muito o espaço traseiro pois é comum ter motoristas particulares por lá. De olho nesse mercado, a Toyota apresentou o Allion, que nada mais é que um Corolla esticado.
O Corollão chinês adotou um novo nome e algumas modificações visuais para se diferenciar do modelo vendido no Brasil. Esse é o terceiro Corolla vendido na China, que conta com o modelo internacional, o Levin (versão americana) e agora o Allion. Por lá será vendido também o Corolla Cross, só para engrossar ainda mais o caldo.
Em relação ao sedã médio vendido no Brasil, o Toyota Allion é 5 cm mais longo por conta da ampliação do entre-eixos. Essa espichada é voltada a ampliar o espaço traseiro, ainda que não pareça tanto do ponto de vista prático.
Quase Camry
Esteticamente foram feitas modificações a fim de tornar o Allion mais sofisticado que o Corolla. Afinal, ele é um modelo mais caro. A dianteira, por exemplo, recebeu nova grade frontal filetada que se estende por toda parte frontal do para-choque. Ela se conecta às aberturas de ar laterais, que são maiores no Allion.
Novas rodas de liga-leve de 18 polegadas com desenho muito semelhante ao adotado no Camry ajudam o Corollão a parecer mais sofisticado. Contribui a isso os frisos cromados no entorno das janelas e a saia lateral.
Na traseira, o para-choque foi mantido inalterado, mas as lanternas ganharam novidades. Um friso vermelho com o nome Allion conecta as duas metades das lanternas. Ele substitui o friso cromado texturizado usado normalmente no Corolla. Até mesmo a parte inferior das lanternas recebe acabamento vermelho.
Por dentro além do espaço extra, o Corollão tem couro marrom e costuras tipo diamante para dar um ar mais sofisticado. O modelo tem freio de estacionamento eletrônico e todos os equipamentos disponíveis no sedã médio japonês.
Não foram feitas modificações mecânicas no Allion em relação ao Corolla. Ou seja, ele permanece com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 178 cv ou 1.8 híbrido de 123 cv. A transmissão é sempre automática do tipo CVT, independentemente da versão.
>>Corolla Cross é um dos 10 carros mais vendidos de junho por enquanto
>>Toyota Corolla e Corolla Cross vendem praticamente o mesmo em maio
>>Corolla Cross chega aos EUA com desvantagem em relação ao Brasil