Destaque

Conhece a história da Harley-Davidson?

Veja as cinco motocicletas que mudaram o destino da fabricante norte-americana ao longo de 117 anos

1980 FLT Tour Glide (divulgação)
1980 FLT Tour Glide (divulgação)

Imponentes e cheias de estilo, as motocicletas fabricadas pela Harley-Davidson, claro, são um ímã de olhares. Mesmo custando mais de R$ 150 mil, modelos como os atuais CVO (Street Glide e Limited), por exemplo, fazem o delírio da galera. Mas você sabe como essa história foi trilhada lá atrás, há 117 anos? Então, confira as cinco motos que mudaram o destino da fabricante!

1909 Model 5-D
Embora tenha tido apenas 27 unidades fabricadas, o Model 5-D teve a honra de ser a primeira motocicleta equipada com o motor V-Twin anunciada pela Harley-Davidson. Além disso, a lendária estabeleceu o quase sagrado formato de 45 graus do motor V-Twin refrigerado a ar.

1909 Model 5-D (divulgação)

1936 EL
Ao oferecer o estilo e o desempenho de uma “supermotocicleta” quando estreou no mercado – durante o auge da Grande Depressão -, a Knucklehead direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa, estabelecendo um padrão para o desempenho do V-Twin, que é mantido até hoje no motor Milwaukee-Eight. O design atemporal dos modelos EL, com seu tanque e paralamas, comandos, acabamentos e grafismos, ainda parecem atuais em pleno século 21.

1936 EL Knucklehead (divulgação)

1977 Low Rider
A Super Glide, de 1971, foi o primeiro modelo de fábrica a combinar o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster, que criou o clássico perfil de uma cruiser customizada. Alguns anos depois, esses elementos se revelaram com toda a clareza no formato perfeito da Low Rider, uma motocicleta despojada a ponto de só conservar seus elementos mais essenciais.

1980 FLT Tour Glide
Apesar de ter sua relevância frequentemente minimizada, a Tour Glide FLT 1980 introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam, até hoje, sendo padrão nos modelos Touring, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro. Além disso, o motor e a transmissão aparafusados juntos em uma única unidade, e suportes de motor com isolamento de borracha, reduzem as fortes vibrações sentidas pelo motociclista e pelo passageiro. Seu estilo era ousado para a época, mas a carenagem nariz de tubarão se tornou tão reconhecível nas estradas quanto a icônica carenagem batwing.

1984 Softail
A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution, que leva o crédito de ter salvo a Harley-Davidson durante um de seus momentos de maior dificuldade.

Veja mais:

>> Visite esses museus com motos sem sair de casa

>> Carro parado. E agora?

>> Nunca quis saber de curso de pilotagem? Repense!