Ano novo, portfólio novo. Esse é o mantra da Honda para 2022. Com intensas renovações em 2021, a marca japonesa já confirmou a aposentadoria de Fit e Civic para o próximo ano, mas o WR-V também deve seguir o mesmo caminho. Para o lugar do trio, estreiam os novos City e City hatch. Mas, afinal, como vai ficar a linha Honda com toda essa mudança?
A principal transformação será que a Honda se tornará a única fabricante generalista a vender só e somente carros automáticos. Hoje o único modelo da marca que tem câmbio manual é o Fit DX de R$ 78.900. A Toyota também só tem um modelo, o Yaris, que deverá perder a versão manual com a reestilização.
Só acima de R$ 100 mil
Hoje o carro mais barato da Honda à venda no Brasil é justamente o Fit manual. Com a aposentadoria do hatch monovolume, esse título vai passar ao novo City EX de R$ 108.300. Ou seja, a Honda não terá nenhum carro abaixo de R$ 100 mil no nosso país.
Não há ainda confirmações sobre o preço do City hatch, mas como ele começa na versão EXL, dificilmente ele será mais barato que o City sedã na versão EX. Hoje o Fit tem preços entre R$ 78.900 (DX manual) e R$ 105.800 (EXL CVT). O City hatch deve ficar um pouco acima disso, podendo até copiar o City sedã nas versões EXL (R$ 114.700) e Touring (R$ 123.100).
O espaço do WR-V hoje é ocupado em três versões: LX de R$ 96.600, EX de R$ 104.400 e EXL de R$ 109.500. Segundo a revista Auto Esporte, ele sairá de linha por não atender mais às regras de emissões de poluentes. Além disso, não compensa fazer alterações no motor para o modelo que vende pouco.
É muito provável que o modelo seja substituído pelo futuro ZR-V, que tem base usada também pela nova geração do City e do HR-V. Ao contrário do WR-V, o novo SUV compacto será global e atuará na faixa de entrada do segmento. Contudo, não espere por preços abaixo dos R$ 100 mil.
Promoções
Em final de ciclo, o Honda HR-V hoje tem quatro versões no Brasil. Começa na LX de R$ 119.500, sobe a R$ 126.600 na EX e bate R$ 140.100 na EXL, a mais cara com motor 1.8 aspirado. Com motor 1.5 turbo, a Honda oferece o HR-V Touring de R$ 167.100. Com a nova geração praticamente pronta, espere por preços mais altos.
A Honda deve promover o HR-V à categoria de SUVs médios, ainda que ele tenha medidas levemente acanhadas para a categoria. Com mais equipamentos, novos motores e mais tecnologia, ele vai tentar roubar do Toyota Corolla Cross a vice-liderança. Afinal, ninguém consegue sequer incomodar o Jeep Compass no topo da categoria.
Com o City chegando aos R$ 123.100, ele agora invade a faixa de preço que pertencia ao Civic. O sedã médio é vendido ainda na versão de entrada LX por R$ 122.300. Há ainda a Sport de R$ 129.500, que já fica acima do preço pedido pelo estreante compacto. O Civic ainda conta com as variantes EX de R$ 134.500 e EXL de R$ 141.200. Todas com motor 2.0 aspirado.
Com o mesmo 1.5 turbo do HR-V Touring, o Civic Touring custa R$ 166.500, mais barato que o SUV compacto. Como o HR-V vai ocupar parte de sua faixa de preço e a Honda vai dar mais atenção a ele, resta ao Civic voltar como importado. A nova geração deve ser vendida somente na versão Touring e talvez na Si.
Chances grandes também existem para a importação do Civic para o Brasil em versão híbrida que está em desenvolvimento. Preços, no entanto, serão bem mais altos que os atualmente cobrados. Espere por algo começando na faixa dos R$ 180 mil na versão mais barata a ser oferecida por aqui.
Novatos importados
A ponta mais alta do portfólio da Honda é dividida entre dois modelos: Accord e CR-V. O sedã é comercializado em versão híbrida por R$ 310.900. Já o SUV tem motor 1.5 turbo e sai por R$ 274.700. Eles seguem no próximo ano sem mudanças, já que recentemente foram reestilizados. Mas há chance de um CR-V e:HEV aparecer no Brasil.
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