Até pouco tempo atrás, o Grand Cherokee era o carro mais caro disponível no portfólio da Jeep no mundo – e assim segue no Brasil. Contudo, a marca viu uma oportunidade no segmento de SUVs gigantes de sete lugares e trouxe de volta o Wagoneer junto de um novo modelo, o Grand Wagoneer. Mas as pessoas estão confundindo os dois.
Segundo a Motor Trend, a bagunça acontece porque os clientes da Jeep nos EUA, onde a dupla está a venda, entende o Grand Wagoneer como uma versão mais cara do Wagoneer. Contudo, a Jeep vende os dois modelos como se fossem independentes, apesar de eles mudarem apenas nos detalhes.
Christian Meunier, presidente a global da Jeep, defende essa diferenciação: “a separação está no conjunto mecânico e no conteúdo. É uma diferenciação vista item por item, motor por motor, baseado no que os rivais tem para cada um dos segmentos”. Para entender melhor a situação, vamos conhecer os rivais dos modelos da Jeep.
O Wagoneer concorre diretamente com modelos de marcas generalistas, ou seja, Chevrolet Tahoe e Suburban, Ford Expedition e GMC Yukon. Já o Grand Wagoneer, mais luxuoso, pega as marcas premium com modelos como Cadillac Escalade, Mercedes-Benz GLS, Lincoln Navigator e GMC Yukon Denali.
Isso também implica em uso de motores diferentes: ambos são V8, mas o Wagoneer tem um 5.7 de 392 cv e o Grand Wagoneer conta com um 6.4 de 471 cv. A tração 4×4 é de série somente no Grand, assim como a suspensão Quadra-Lift, opcional no modelo menos refinado. Acabamento também muda, assim como para-choques, faróis e lanternas.
Além disso, o Grand Wagoneer é vendido em versões Series I, II e III, assim como o Wagoneer. Contudo, o modelo mais barato do SUV mais barato ainda não começou a ser produzido, já a versão mais cara do Grand é a que tem mais procura nas revendas, garante a Jeep. E para piorar há ainda as versões alongadas deles: Wagoneer L e Grand Wagoneer L.
É só pensar na relação entre Fiat Pulse e Argo: ambos compartilham plataforma, estrutura e até motores, mas são para públicos completamente diferentes e trazem mudanças visuais e de acabamento suficiente para serem produtos distintos. No caso de Wagoneer e Grand Wagoneer, os Jeep são mais parecidos visualmente que os Fiat – por isso a confusão.
>>Renegade Limited 4×2 será grande novidade da linha 2023 do Jeep
>>Opel Corsa faz 40 anos e Stellantis dá meias de presente
>>Rodas do primeiro SUV elétrico da Toyota podem cair do nada