Novidades

Citroën quer novo SUV compacto e rival para Chevrolet Onix Plus

Além do substituto do C3, Citroën prepara modelo para o lugar do C4 Cactus e um inédito sedã compacto rival do Chevrolet Onix Plus

Agora com novo papel dentro do grupo Stellantis, a Citroën está focada em mercados de baixo custo. Se o sucessor do C3 não é novidade, o segredo é que a Citroën prepara um sedã rival para o Chevrolet Onix Plus e um novo SUV compacto para substituir o C4 Cactus.

A marca parisiense crescerá em importância no Brasil e na Índia, que agora se tornaram seus países foco com uma nova linha de produtos além do sucessor do C3. Usando como base a plataforma CMP simplificada do Peugeot 208, os três novos produtos da PSA são frutos do projeto Smart Car.

Substituto do C3

O primeiro deles será um SUV subcompacto com 4 metros de comprimento. O projeto CC21, informalmente chamado de C3 Sporty, colocará a Citroën no concorrido segmento de SUVs subcompactos na Índia. Por lá, ele brigará com Hyundai Venue, Kia Sonet, Ford EcoSport e Tata Nexon.

Flagra Citroën C3 [Auto+ / @giroloco19]
Flagra Citroën C3 [Auto+ / @giroloco19]
Já no Brasil, será responsável por inaugurar um segmento que terá em breve também o Nissan Magnite. A ideia é oferecer um SUV com preço de hatch compacto e dimensões reduzidas. Por aqui será equipado com motor 1.6 aspirado do Peugeot 208. Mas há grandes chances de receber o motor GSE Turbo da Fiat em uma segunda etapa.

Cactus parte II

Enquanto aqui no Brasil ainda é cedo demais para substituir o C4 Cactus, lá na Índia o projeto para um novo SUV compacto já está em vigor. O projeto CC24 será feito sobre a base do Peugeot 208, mas será substancialmente maior que o Cactus.

Citroën C4 Cactus [divulgação]
Citroën C4 Cactus [divulgação]
Hoje o SUV compacto da Citroën tem medidas acanhadas diante os concorrentes e está mais para um hatch aventureiro que para um utilitário de fato. A ideia do novo modelo é se aproximar dos 4,30 m de comprimento onde está o novo Hyundai Creta e o Kia Seltos, dois modelos de grande sucesso na Índia.

Esse novo SUV compacto poderia até mesmo atuar no Brasil acima do C4 Cactus, formando uma dupla como Duster e Captur na Renault – ou Nivus e T-Cross dentro da Volkswagen. Caso isso ocorra, as chances de ele já nascer com os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo da família GSE da Fiat são bem grandes.

Citroën C4 Cactus Rip Curl [divulgação]
Citroën C4 Cactus Rip Curl [divulgação]

Citroën Onix Plus

Com produção esperada na Índia para 2023, esse é o mais surpreendente da família Citroën Smart Car. O projeto CC26 dará origem à um sedã compacto nos moldes de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Nissan Versa. Na Índia, ele tem como alvos Toyota Yaris, Honda City e Maruti Suzuki Ciaz.

Aqui no Brasil a marca nunca teve um sedã desse porte, sempre trabalhando com modelos médios (C4 Pallas e C4 Lounge) ou grandes (C5 e C6). Lá fora a marca conta com o C-Elysée que ilustra a matéria. A ideia é que o sedã tenha porte avantajado e espaço interno farto, mas fique na faixa dos sedãs compactos em preço.

Citroën C-Elysée [divulgação]
Citroën C-Elysée [divulgação]
Ele já está confirmado para a Índia, segundo o Cartoq, mas não para o Brasil por enquanto. Ele poderia explorar um mercado pouco desbravado pela Stellantis, que atualmente tem apenas o Fiat Cronos e o velho Siena nessa categoria. Tal qual o sucessor do Cactus, caso venha, terá já à disposição os motores turbo GSE da Fiat.

>>Citroën C4 Cactus Rip Curl estreia no Brasil por R$ 112.990

>>Nivus da Fiat: Stellantis prepara SUV cupê baseado no Argo

>>Onix Plus Midnight: sem erro como uma camiseta preta – Avaliação