Nem sempre onde há fumaça, há fogo. É assim quando as montadoras registram patentes de seus carros no Brasil no INPI. Vez ou outra podemos nos animar com alguma novidade que vem por aí, mas na maioria das vezes é somente uma proteção da própria marca ao desenho de seus carros. E esse parece o caso dos novos Citroën C5 X e DS 4.
A Stellantis fez o registro de patentes do hatch médio de luxo DS 4 e do meio SUV cupê, meio hatch (meio não conseguimos descrever que tipo de carroceria é), Citroën C5 X. Ambos são modelos mais caros e que, caso viessem, seriam importados para o Brasil. Contudo, dado o minguante mercado de hatches médios, as chances do DS 4 vir para cá são mínimas, assim como do C5 X.
DS 4
Lançada neste ano na Europa, a segunda geração do DS 4 pretende bater de frente com Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A. Se antes ele era basicamente um C4 Lounge hatch cheio de frufru, a nova geração elevou e muito o patamar de sofisticação e de design.
Ele conta com visual agressivo, medidas generosas e boa dose de couro e matérias nobres no interior. Mecanicamente o destaque vai para a presença de motor 1.6 THP quatro cilindros turbo ligado a um motor elétrico com opções de 180 cv e 225 cv. A autonomia elétrica é de 50 km. Há ainda versões 1.2 turbo, somente a gasolina.
Citroën C5 X
Tal qual o antigo DS 5, o novo Citroën C5 X é o tipo de carro que não se pode claramente classificar qual é a sua carroceria. Com elementos de perua, SUV, cupê e hatch, o modelo substituiu o longevo C5 sedã com uma abordagem mais aventureira.
Tem visual esquisitamente Citroën, com destaque para os faróis divididos e traseira com vidro bastante inclinado. A cabine é contemporânea, com telas grandes e recheada de tecnologia. Tal qual o DS 4, com o qual divide plataforma, o C5 X tem motor THP ligado a um elétrico e opções 1.2 turbo somente a gasolina.
Dificilmente o C5 X será vendido no Brasil. Atualmente a Citroën tenta se posicionar abaixo da Peugeot no portfólio da Stellantis, apostando em modelos mais baratos e de bom custo-benefício. O C5 X, caso viesse, potencialmente custaria tanto quanto o Peugeot 3008 e sem o mesmo charme de um SUV de fato.
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