Desde que os modelos médios da Citroën passaram a ser representados pelo C4, o modelo sempre foi acompanhado de uma versão sedã desenvolvida na China e nunca vendida na Europa. Foi assim com C4 Pallas, depois C4 Lounge, ambos oferecidos no Brasil. Agora o Citroën C4 X é quem faz esse papel. Mas será que ele vem ao Brasil?
Lançado na Europa no ano passado, o Citroën C4 X foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Diversas vezes a Citroën e a Peugeot registraram carros no Brasil sem intenção de vendê-los por aqui. Ou seja, pode ser um indicativo de que o modelo virá ao nosso mercado. Só que pode ser só um simples registro.
SUV sedã?
A mistura parece um tanto quanto exótica (e é), mas é a aposta da Citroën descrita como uma “acessível, responsável e elegante alternativa para as massas de hatches e SUVs oferecidos por aí”. Ele tenta se vender como um SUV cupê, ainda que o próprio Citroën C4 seja isso. Só que o C4 X é claramente um sedã aventureiro.
A traseira tem o terceiro volume acompanhando a inclinação do vidro traseiro para dar um ar bem cupê ao modelo. Já as lanternas espichadas tem um ar bem semelhante ao do novo C3 brasileiro. O nome Citroën vem estampado na tampa traseira tal qual acontecia no C4 Lounge – mas dessa vez nada de vidro traseiro côncavo. De resto, tudo igual ao C4 normal.
Base de 208
Em relação ao modelo padrão, o Citroën C4 X é 26 cm mais longo, chegando a 4,60 m de comprimento. O entre-eixos foi mantido, assim como as portas traseiras. Ou seja, o que muda é da coluna C para trás. Apesar de ter um jeito bem semelhante ao belíssimo Peugeot 408 europeu, o C4 X usa base de Peugeot 208.
Como o foco da Citroën é custo mais baixo que o da Peugeot, o C4 X usa plataforma CMP para modelos compactos, mas esticada até seu limite. Essa plataforma, vale lembrar, será usada futuramente por um compacto da Fiat sucessor de Argo e Mobi, além da próxima geração do Jeep Renegade.
Ele usa os mesmos motores do Peugeot 208 na Europa. As versões a combustão, que não são vendidas na Alemanha, França, Itália e Espanha, usam motor 1.2 PureTech três cilindros turbo em versão de 100 cv e 120 cv. Já o elétrico ë-C4 X usa motor de 136 cv e 26,5 kgfm igual ao Peugeot e-208 GT vendido no Brasil. Autonomia é de 360 km.
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