Como a Fiat Titano ficou para o ano que vem, o último lançamento do ano da Stellantis está caminhando para sua estreia. O Citroën C3 Aircross 2024, aguardado SUV compacto de sete lugares, ainda não tem data para começar a ser vendido, mas a marca confirmou que o tão desejado motor turbo da Fiat estará nele.
Trata-se do 1.0 T200 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque ligado à transmissão do tipo CVT com sete marchas simuladas. O motor já é bem conhecido no mercado brasileiro e equipa vários modelos da Stellantis como os Fiat Pulse, Fastback e Strada, além do Peugeot 208.
É a primeira vez que um Citroën no Brasil recebe motor turbo de origem Stellantis. Até o momento, o único modelo turbinado da marca francesa era o C4 Cactus THP, que usa motor 1.6 quatro cilindros turbo desenvolvido em parceria com a BMW. Essa também é a segunda inclusão de um propulsor Fiat em um Citroën, já que o 1.0 Firefly do C3 é originário do Argo.
Mais potente? Depende
A Citroën promove o C3 Aircross como o mais potente da categoria em seu release, mas não é exatamente assim. Se for considerado o fato de ele ser um SUV compacto, o modelo perde para seus primos Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, além do Jeep Renegade, todos com 185 cv no motor 1.3 turbo, além do próprio irmão Citroën C4 Cactus e do Peugeot 2008 que entregam 173 cv nas versões THP.
Contudo, o Citroën C3 Aircross será o único SUV de sete lugares à venda no Brasil. Com isso, mesmo se ele tivesse apenas 10 cv, seria o mais potente da categoria. Agora, quando a marca considera que o modelo está na mesma categoria da minivan Chevrolet Spin, aí há vantagem larga. Já que a veterana, com seu cansado 1.8 aspirado, entrega 111 cv.
Acha que o Citroën C3 Aircross venderá bem no Brasil? Conte nos comentários.
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