Sendo mais flagrado que celebridade nas ruas e com lançamento postergado diversas vezes, o Citroën C3 2023 finalmente será lançado no Brasil. A Stellantis marcou para 30 de agosto durante uma live no seu canal do YouTube a estreia da nova geração do hatch compacto.
Descrito pela marca como “Único hatch com atitude SUV da categoria tem data de lançamento revelada” (esquecendo que a Renault chama o Kwid de SUV dos compactos), o modelo é totalmente diferente do seu homônimo francês. Enquanto o Citroën C3 europeu usa base do Peugeot 208 da geração anterior e é mais arredondado, o nosso é mais simples e robusto.
A ideia da Citroën é passar uma imagem de SUV ao C3, por isso ele ganhou carroceria mais quadrada, capô reto e perdeu o formato de bolinha das gerações anteriores. Ele é fruto do projeto C Cubed pensado para mercados de baixo custo como Brasil e Índia, dois locais onde ele é produzido.
Por isso, toda aura sofisticada europeia de antes foi substituída por uma embalagem mais simples, robusta, mas também mais barata. A marca ainda não revelou os preços e nem especificações técnicas, mas é esperado que ele fique posicionado entre os hatches subcompactos (Mobi e Kwid) e os compactos (Argo, HB20, 208 e Onix).
A Citroën revelou que o novo C3 será equipado com a mesma central multimídia que recentemente estreou no Peugeot 208. Trata-se da Connect Touchscreen com 10 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Por isso, é esperado que pelo menos a versão topo de linha do hatch compacto ganhe carregador de celular por indução.
Motores Fiat e Peugeot
O que não foi revelado pela Stellantis ainda, mas por diversos flagras e informações vazadas é que o Citroën C3 2023 terá duas opções de motor e duas de câmbio. As versões de entrada usarão o motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado da Fiat presente no Argo e no Peugeot 208. São 75 cv e 10,7 kgfm de torque.
Os modelos mais caros serão servidos pelo velho conhecido 1.6 que acompanha o C3 desde sua primeira geração. Nesse caso, são 120 cv e 15,6 kgfm de torque. Nesse caso e no do 1.0 aspirado, a transmissão é manual de cinco marchas. Contudo, o modelo automático terá opção automática de seis marchas.
>>Novo Citroën C3 Aircross parece ser um C3 hatch esticado
>>5 ideias malucas da Citroën que mudaram os carros para sempre