Quando um produto com certo valor faz sucesso no mercado, não é incomum que as marcas lancem uma versão menor e mais barata dele para vender mais. Foi assim com o iPad e suas versões mini e frascos de perfume com quantidade reduzida. Mas e quando isso acontece com os carros?
Vez ou outra, as marcas se inspiram em modelos icônicos com vendas altas e produzem versões em miniatura deles. Não quer dizer, necessariamente, que um desses carros é a versão reduzida do outro. Na realidade, eles tomam como inspiração o modelo maior para criar seu design. E aqui estão cinco exemplos de quando isso aconteceu.
Jeep Renegade e Wrangler
Antes do Renegade, a Jeep nunca teve um SUV compacto. E ir a um mercado abaixo de Compass e Patriot poderia ser complicado para a marca. Para não perder seu espírito, ela recorreu ao mais icônico dos Jeep para criar sua versão em miniatura.
Wrangler e Renegade parecem pai e filho quando vistos juntos. Todos os principais elementos de design do Wrangler estão presentes no Renegade: formato da carroceria, das caixas de roda, faróis redondos e até desenho das lanternas traseiras. A fórmula deu tão certo que hoje, globalmente, o Renegade vende mais que o Wrangler.
Chevrolet Trailblazer e Blazer
Quando a Chevrolet decidiu retomar o nome Blazer nos EUA, ela voltou com força. Surgiu um SUV de porte grande, interior luxuoso e visual inspirado no Camaro. Contudo, pouco tempo depois, o modelo serviu de inspiração para um SUV menor, o Trailblazer. Esse, mais um dos carros derivados da plataforma GEM do Onix.
Trailblazer e Blazer tem conexões visuais fortes, como o mesmo desenho de grade frontal e faróis. Até mesmo a traseira deles é bastante semelhante. Entretanto, enquanto o Blazer tenta se fazer de SUV do Camaro, o Trailblazer aposta em uma pegada off-road para encarar Ford Bronco Sport e Jeep Compass.
Hyundai Tucson e Santa Fe
Lançado em 2000, o primeiro Hyundai Santa Fe foi um sucesso logo de cara. Com visual parrudo e mecânica confiável, rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos da marca coreana. Não foi surpresa, porém, quando o Tucson surgiu em 2004 quase que como um mini Santa Fe.
O desenho dos faróis era o mesmo, assim como o interior e o aspecto geral da carroceria. Contudo, o Tucson parecia alguns anos mais moderno, propositalmente. Até mesmo o vidro traseiro com abertura independente, que surgiu no Santa Fe, foi parar no Tucson.
A diferença, no entanto, é que o Santa Fe durtou só 12 anos na mesa geração, enquanto o Tucson sobreviveu 13 anos sem mudar um parafuso.
Mercedes-Benz Classe C e Classe S
A exceção da segunda geração, quando ele tentou se bandear para o lado do Classe E, o Mercedes-Benz Classe C sempre tentou ser uma miniatura do Classe S. Algumas gerações a semelhança entre eles fica extremamente evidente, em outras eles se afastam um pouco mais. Mas é evidente que o modelo menor mira no maior, enquanto o Classe E tem vida própria.
A atual geração do Classe C (W206) e do Classe S (W223) é a que deixa isso mais evidente. A linha dos faróis, lanternas e dos vidros é praticamente idêntica entre eles. A grade frontal do Classe C tem formato invertido em relação ao Classe S. Já o interior dos dois tem em comum somente a tela vertical inclinada.
Peugeot 2008 e 3008
É inegável que o Peugeot 3008 é um dos SUVs médios mais bonitos do mercado. Ciente disso, a Peugeot transformou a segunda geração do 2008 em um mini-3008. Os modelos são idênticos no desenho lateral e com fortes semelhanças na traseira. A dianteira só não é igual porque o 2008 usa os mesmos faróis do 208, incluindo os prolongamentos de LED.
Até por dentro os dois SUVs são bem parecidos, graças ao layout i-Cockpit da Peugeot. A reestilização aplicada no 3008 mudou um pouco as coisas e distanciou ele do 2008. Infelizmente o SUV compacto não deverá ser vendido no Brasil em um curto prazo, ao contrário do SUV médio que deve mudar por aqui em breve.
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