Destaque

Cinco carros que são versões em miniatura de outros carros

Cara de um, focinho do outro: honrando o sangue, esses carros são a semelhança de seus irmãos maiores

Jeep Wrangler e Renegade [divbulgação] carros
Jeep Wrangler e Renegade [divbulgação]

Quando um produto com certo valor faz sucesso no mercado, não é incomum que as marcas lancem uma versão menor e mais barata dele para vender mais. Foi assim com o iPad e suas versões mini e frascos de perfume com quantidade reduzida. Mas e quando isso acontece com os carros?

Vez ou outra, as marcas se inspiram em modelos icônicos com vendas altas e produzem versões em miniatura deles. Não quer dizer, necessariamente, que um desses carros é a versão reduzida do outro. Na realidade, eles tomam como inspiração o modelo maior para criar seu design. E aqui estão cinco exemplos de quando isso aconteceu.

Jeep Renegade e Wrangler

Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Antes do Renegade, a Jeep nunca teve um SUV compacto. E ir a um mercado abaixo de Compass e Patriot poderia ser complicado para a marca. Para não perder seu espírito, ela recorreu ao mais icônico dos Jeep para criar sua versão em miniatura.

Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / João Brigato]
Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / João Brigato]
Wrangler e Renegade parecem pai e filho quando vistos juntos. Todos os principais elementos de design do Wrangler estão presentes no Renegade: formato da carroceria, das caixas de roda, faróis redondos e até desenho das lanternas traseiras. A fórmula deu tão certo que hoje, globalmente, o Renegade vende mais que o Wrangler.

Chevrolet Trailblazer e Blazer

Chevrolet Blazer RS (divulgação)

Quando a Chevrolet decidiu retomar o nome Blazer nos EUA, ela voltou com força. Surgiu um SUV de porte grande, interior luxuoso e visual inspirado no Camaro. Contudo, pouco tempo depois, o modelo serviu de inspiração para um SUV menor, o Trailblazer. Esse, mais um dos carros derivados da plataforma GEM do Onix.

carros
Chevrolet Trailblazer (divulgação)

Trailblazer e Blazer tem conexões visuais fortes, como o mesmo desenho de grade frontal e faróis. Até mesmo a traseira deles é bastante semelhante. Entretanto, enquanto o Blazer tenta se fazer de SUV do Camaro, o Trailblazer aposta em uma pegada off-road para encarar Ford Bronco Sport e Jeep Compass.

Hyundai Tucson e Santa Fe

Lançado em 2000, o primeiro Hyundai Santa Fe foi um sucesso logo de cara. Com visual parrudo e mecânica confiável, rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos da marca coreana. Não foi surpresa, porém, quando o Tucson surgiu em 2004 quase que como um mini Santa Fe.

Hyundai Santa Fe [divulgação] carros
Hyundai Santa Fe [divulgação]
O desenho dos faróis era o mesmo, assim como o interior e o aspecto geral da carroceria. Contudo, o Tucson parecia alguns anos mais moderno, propositalmente. Até mesmo o vidro traseiro com abertura independente, que surgiu no Santa Fe, foi parar no Tucson.

Hyundai Tucson [divulgação]
Hyundai Tucson [divulgação]
A diferença, no entanto, é que o Santa Fe durtou só 12 anos na mesa geração, enquanto o Tucson sobreviveu 13 anos sem mudar um parafuso.

Mercedes-Benz Classe C e Classe S

Mercedes-Benz Classe C 2022 [divulgação] carros
Mercedes-Benz Classe C 2022 [divulgação]
A exceção da segunda geração, quando ele tentou se bandear para o lado do Classe E, o Mercedes-Benz Classe C sempre tentou ser uma miniatura do Classe S. Algumas gerações a semelhança entre eles fica extremamente evidente, em outras eles se afastam um pouco mais. Mas é evidente que o modelo menor mira no maior, enquanto o Classe E tem vida própria.

Mercedes-Benz Classe S [divulgação]
Mercedes-Benz Classe S [divulgação]
A atual geração do Classe C (W206) e do Classe S (W223) é a que deixa isso mais evidente. A linha dos faróis, lanternas e dos vidros é praticamente idêntica entre eles. A grade frontal do Classe C tem formato invertido em relação ao Classe S. Já o interior dos dois tem em comum somente a tela vertical inclinada.

Peugeot 2008 e 3008

Peugeot 2008 [divulgação] carros
Peugeot 2008 [divulgação]
É inegável que o Peugeot 3008 é um dos SUVs médios mais bonitos do mercado. Ciente disso, a Peugeot transformou a segunda geração do 2008 em um mini-3008. Os modelos são idênticos no desenho lateral e com fortes semelhanças na traseira. A dianteira só não é igual porque o 2008 usa os mesmos faróis do 208, incluindo os prolongamentos de LED.

carros
Peugeot 3008 [divulgação]
Até por dentro os dois SUVs são bem parecidos, graças ao layout i-Cockpit da Peugeot. A reestilização aplicada no 3008 mudou um pouco as coisas e distanciou ele do 2008. Infelizmente o SUV compacto não deverá ser vendido no Brasil em um curto prazo, ao contrário do SUV médio que deve mudar por aqui em breve.

>>Moab é o Jeep Renegade definitivo? | Avaliação

>>Mercedes-Benz C 63 AMG S e a triste despedida do motor V8 – Avaliação

>>Peugeot terá SUV 3008 cupê e nova geração do 408 em 2022