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Cinco carros que começaram 2023 em baixa

Se todo começo de ano representa uma nova chance, ao menos para estes carros a virada para 2023 não tem sido muito feliz

Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]

É bem verdade que 2023 não está tão no começo assim, já que caminhamos para a segunda quinzena de fevereiro. Mas para estes carros, a virada do ano não foi tão produtiva assim, já que em janeiro todos eles patinaram nas vendas. Só que como o ano só começa mesmo depois do Carnaval, ainda há esperanças por dias melhores.

Confira a seguir alguns carros que já começaram 2023 em baixa. Alguns deles não andam tão bem em vendas há algum tempo, só que o tombo em janeiro foi tão grande que mereceu destaque.

Chevrolet Camaro 

Chevrolet Camaro SS Conversível [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Camaro SS Conversível [Auto+ / João Brigato]
De acordo com os dados da Fenabrave, apenas quatro unidades do esportivo foram vendidas em janeiro. O número poderia ser compreensivo por se tratar de um modelo de nicho, mas basta conferir a tabela de vendas para entender que o buraco é mais embaixo.

Afinal, seu maior rival, o Ford Mustang, teve 26 unidades emplacadas no primeiro mês do ano. E como tudo sempre pode piorar, até o Chevrolet Corvette vendeu mais carros no último mês, com seis emplacamentos. E o supercarro nem é vendido oficialmente no país, sendo trazido apenas por importadoras independentes. Ou seja, a vida do Camaro não está fácil.

Kia Cerato

Kia Cerato [divulgação] 2022
Kia Cerato [divulgação]
Muitas pessoas nem lembram, mas o sedã da Kia continua sendo vendido no Brasil. Porém, sua situação não é das melhores, mesmo. Afinal, apenas cinco carros foram emplacados em janeiro. Com este resultado, o modelo é listado como o 12º sedã médio mais vendido do Brasil, com apenas 0,19% do mercado.

Diversos importados premium fecharam o mês na frente do Cerato, como o Audi A3 Sedan (46 unidades) e o Mercedes-Benz CLA 45 (16 unidades). Por pouco o elétrico JAC E-J7 não ultrapassou o modelo da Kia, já que vendeu apenas um carro a menos.

Chevrolet Cruze Hatch

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
O segmento dos hatches médios praticamente não existe mais. No entanto, o Cruze Hatch é o único sobrevivente entre as marcas generalistas, mas isso não deve durar muito tempo. Envelhecido e com vendas baixas, é questão de tempo até a Chevrolet decidir encerrar de vez a participação do modelo no Brasil.

E os números de janeiro não ajudam em nada. Afinal, foram só 25 unidades vendidas no último mês. Menos de um carro por dia, mesmo janeiro sendo interminável. O fraco desempenho gerou uma situação inusitada, com o Nissan Leaf se tornando o primeiro elétrico a liderar o ranking de vendas dos hatches médios, já que o modelo fechou o último mês na ponta do segmento, com 80 unidades vendidas.

Renault Logan

Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]
Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]
Os tempos de glória da dupla Logan e Sandero ficaram no passado. Enquanto o sedã segue em linha, mas sendo comprado basicamente por frotistas, o hatch sequer existe mais com este nome, tendo ficado apenas na versão Stepway.

Perto dos carros anteriores, o sedã da Renault até teve um bom desempenho, com 286 unidades vendidas, mas é pouco na realidade do segmento. O Chevrolet Onix Plus teve mais de 6 mil emplacamentos, e até mesmo o VW Voyage, que já saiu de linha, vendeu mais que o Logan, com 2.004 unidades comercializadas em janeiro.

Honda HR-V

[Auto+ / João Brigato]
Depois de vender quase 3.200 unidades em dezembro, o SUV da Honda começou janeiro com números bem menores. Foram apenas 698 emplacamentos, bem menos da metade que no último mês de 2022, o que fez o modelo despencar no ranking dos utilitários compactos.

Porém, a nova geração do carro ainda está em um período de entressafra. Pode ser que as vendas de dezembro limitaram os estoques no começo de 2023, mas a queda brusca nos emplacamentos é motivo de alerta para a Honda, já que o HR-V é um de seus principais produtos no Brasil.

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