Em 2021, pouco depois da criação da Stellantis, Carlos Tavares, CEO do grupo anunciou que Chrysler, Alfa Romeo, Lancia, DS, Maserati e Vauxhall teriam 10 anos para voltar a lucrar ou seriam sumariamente dizimadas. De todas elas, a Chrysler é a que parece mais perdida e com poucas chances de sobreviver até a próxima década.
Isso porque a marca já tinha bem traçado seu plano de lançamento de um SUV totalmente elétrico baseado no conceito Airflow apresentado há pouco tempo. O modelo foi muito elogiado pelo público e pela crítica, só que a Chrysler trocou de CEO e a nova comandante Chris Feuell decidiu jogar o SUV fora.
“A Chris veio e queria dar sua perspectiva do que realmente gosta. Ela fez questão de fizéssemos algo que não tivesse, literalmente, nada haver com o que temos hoje, incluindo o conceito Airflow. [A Chrysler] está evoluindo em uma nova direção”, afirmou Ralph Gilles, chefe de design da Stellantis, em entrevista à Motor Trend.
Ou seja, todo o desenvolvimento feito para viabilizar o Airflow e trazer a Chrysler de volta à vida, foi jogado pela janela. Isso porque o prazo de dez anos para a marca se reerguer já está correndo e ela tem até 2031 para lucrar. Esse movimento arriscado, garante Gilles, vai valer a pena no final das contas.
Mais legal que o Viper?
“Eu estou animado. É o meu favorito desde que fiz o último Viper”, afirmou o designer. Além disso, Gilles comentou que, ao mostrar o novo projeto substituto do Airflow em clínicas, “As pessoas ficaram impressionadas. Então, sabemos que temos um hit nas mãos. É um bom sinal. E a Chrysler é mestre em fazer isso. Já fizemos antes”.
O grande ponto é que a Chrysler prometeu lançar um carro novo por ano entre 2025 e 2028. O primeiro será um SUV elétrico (que, até então, era o Airflow). O modelo será feito sobre a plataforma STLA Large derivada da Giorgio da Alfa Romeo e feita para modelos grandes do grupo.
Até 2028 serão lançados novos modelos, mas sem especificar qual será. Uma grande chance é de que o 300 volte como sedã elétrico e que a marca também lance mais SUVs e uma minivan elétrica. Hoje, vale lembrar, a Chrysler vende somente a minivan Pacifica e está prestes a tirar o 300 de linha.
>>Fiat Titano é o nome da nova caminhonete média da Stellantis
>>Em condições exclusivas, Peugeot 208 fica com preço de Fiat Mobi
>>Em condições exclusivas, Peugeot 208 fica com preço de Fiat Mobi