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Fiat e Peugeot ressuscitam Chrysler com novo conceito Airflow

Hoje estigmatizada como marca de minivans, Chrysler vai voltar à ativa com o Airflow graças ao casamento Peugeot e Fiat

Fiat Peugeot
Chrysler Airflow Concept [divulgação]

Desde a criação do grupo FCA, a Chrysler tem sido deixada de lado em favor de marcas de maior peso como Fiat, Jeep e RAM. Contudo, agora parte do grupo Stellantis, a Chrysler está em um grupo de alerta junto de DS, Alfa Romeo e Lancia. As quatro marcas precisam lucrar até 2031 ou Peugeot e Fiat as cortarão do grupo.

Hoje a Chrysler se tornou basicamente uma marca de minivans. Tem a Pacifica como seu modelo mais vendido. Além disso, conta com a Voyager, que não passa de uma Pacifica pré-reestilização: basicamente o Onix Joy da Chrysler. Além disso, o sedã 300C ainda é vendido, mas é tão antigo que pouco chama atenção do mercado.

Para reverter essa situação, a Chrysler apresentou o Airflow Concept. Esse é o segundo conceito que leva esse clássico nome da marca norte-americana. Airflow foi um hatch produzido em 1934 e foi o primeiro modelo desenvolvido em túnel de vento com preocupação aerodinâmica. Um grande marco na indústria automotiva.

Fiat Peugeot
Chrysler Airflow Concept [divulgação]

Futuro da Chrysler

Agora mais próximo da produção do que o Airflow Vision apresentado há alguns anos, o modelo conceitual mostra como será o futuro elétrico da Chrysler. O visual é verdadeiramente bonito, com linhas fluidas, vincos pouco marcados e uma abordagem bastante futurista. Esses elementos estarão presentes nos próximos Chrysler.

A carroceria é uma mistura de hatch, pelas proporções e volumes, com SUV cupê graças ao teto com queda forte na traseira, rodas grandes e elementos em plástico preto na parte inferior. Na dianteira, os faróis finos de LED são acompanhados por um friso luminoso estilo Volkswagen, mas com logotipo da Chrysler iluminado.

Chrysler Airflow Concept [divulgação]
Chrysler Airflow Concept [divulgação]
O para-choque tem aberturas de ar pequenas e mais três filetes de LED nas laterais. Rodas grandes ganham destaque no visual tal qual o teto pintado em preto. Já a traseira ostenta lanternas horizontalizadas que lembram bastante as do Porsche Cayenne, especialmente o modelo cupê por conta do conjunto com o aerofólio traseiro.

O nome Airflow vem escrito entre as luzes traseiras e não há logo da Chrysler por ali. Como a proposta da Chrysler é quase premium, a marca tratou de deixar o interior o mais sofisticado possível. Os bancos são verdadeiras poltronas e os únicos botões estão nas portas, volante e no rotor das marchas no console central.

Chrysler Airflow Concept [divulgação]
Chrysler Airflow Concept [divulgação]

Toques de Peugeot

A central multimídia é a maior tela e centralizada no painel, mas levemente voltada para o motorista. Telas individuais para cada passageiro mostram o lado moderno do Airflow. Elas podem fazer videochamadas e lives na internet, graças à conexão constante com a internet. Destaque ainda para o volante pequeno bem parecido com os dos Peugeot.

A Chrysler garantiu que o Airflow será 100% elétrico. A base é a STLA Medium, uma evolução da EMP2 usada no Peugeot 3008. Graças aos dois motores elétricos de 201 cv, o modelo tem tração integral e potência combinada de 400 cv. A autonomia gira em torno de 560 km e 640 km.

Chrysler Airflow Concept [divulgação]
Chrysler Airflow Concept [divulgação]
O grande destaque, no entanto, vai para o sistema de condução autônoma Level 3 desenvolvido em parceria com a BMW. Com isso, o Airflow permite que o motorista tire as mãos do volante e os olhos da estrada enquanto ele dirige completamente sozinho. O lançamento deve ocorrer em 2025 com todas as tecnologias embarcadas.

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