Depois que a Hyundai revelou oficialmente a Santa Cruz, a guerra das picapes intermediárias deu início. Segmento inaugurado no Brasil pela Fiat Toro, a categoria só terá verdadeiramente um modelo global com a Ford Maverick. Mas a Chevrolet também quer entrar na briga e pode não ser com a Montana.
Praticamente confirmada, a picape monobloco intermediária da Chevrolet faz parte do novo investimento que a marca fará no Brasil nos próximos anos. A ideia é matar a Montana e a substituir por uma caminhonete menor que a S10, exatamente nos moldes de Santa Cruz, Maverick e Toro.
A princípio é esperado que o nome Montana seja mantido. Afinal, é uma nomenclatura forte e com uma certa história por aqui. Contudo, um recente registro de patentes feito pela GM nos EUA revela que a marca poderia optar por uma outra alternativa. Descoberto pelo Musclecarandtrucks, o nome Cheyenne pode ser usado pela Toro da Chevrolet.
Apesar de perigosamente parecido com Cayenne da Porsche, o nome Cheyenne já faz parte da história da Chevrolet. Ele foi usado em 1971 para uma das versões da segunda geração da Chevrolet C/K, a antecessora da Silverado.
O nome também é usado por uma versão da Silverado no México. Além disso, a Chevrolet aplicou Cheyenne em um conceito de 2003 baseado na Silverado. Era uma versão urbana com motor V8 6.0 e foco na performance em asfalto, contando, inclusive, com suspensão rebaixada.
Picape turbinada
Quer seja Chevrolet Montana ou Chevrolet Cheyenne, a nova picape intermediária terá parentesco com o Onix. Ela será construída sobre a plataforma modular GEM e deverá ser o maior modelo com essa base.
É esperado que ela use motor 1.2 três cilindros turbo do Tracker. No SUV compacto, esse motor entrega 133 cv e 21,4 kgfm de torque. É longe dos 185 cv e 27,5 kgfm de torque que a nova Fiat Toro 2022 com motor 1.3 turbo apresentou ontem.
>>Nova Fiat Toro 2022: preços, versões e lista de itens de série em detalhes
>>Fiat Toro 2022: novo visual e motor turbo para manter liderança
>>Hyundai Santa Cruz mostra ousadia contra Fiat Toro e Ford Maverick