Há pouco tempo, o mercado brasileiro era recheado de hatches compactos com versões esportivas de adesivo. Modelos como os Sporting da Fiat ou os Pepper da Volkswagen se tornaram raros. Tanto que o único modelo nesse segmento hoje é o Chevrolet Onix RS. Contudo, a chegada do Chevrolet Tracker RS só prova que a categoria mudou.
Como os SUVs são os carros da moda atualmente, fazer versões esportivadas deles é algo bem mais lógico. Afinal, se aparentam ser mais esportivos, é possível cobrar mais caro por isso, por modelos que, não necessariamente requerem qualquer tipo de trabalho de engenharia. Pensando nisso, reunimos os SUVs esportivados à venda no Brasil.
Chevrolet Tracker RS
Mais recente adição à lista, o Chevrolet Tracker RS chegou ao Brasil para preencher o espaço anteriormente ocupado pelo Premier 1.0, mas com motor mais potente. Ele usa o 1.2 turbo três cilindros de 133 cv e 21,4 kgfm de torque, antes exclusivo da versão de topo. Tem grade frontal exclusiva, detalhes na carroceria em preto…e só.
Hyundai Creta N Line
Rival direto do Chevrolet Tracker RS, o Hyundai Creta N Line é o primeiro modelo da divisão de esportivos da marca sul-coreana aqui no Brasil. Contudo, ele não é um N de fato, ou seja, não há nada de modificação mecânica, só visual. Ele vem com para-choques diferenciados, rodas de liga-leve novas, interior escuro e motor 1.0 turbo ou 2.0 aspirado (na Night Edition).
Chevrolet Equinox RS
Diferentemente do Tracker RS, o Equinox RS serve como versão de entrada do SUV médio da Chevrolet. Vem com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque, mas sem opção de tração nas quatro rodas como na versão Premier. Tem menos equipamentos, mas traz a mesma fórmula de elementos escurecidos do irmão menor.
Mitsubishi Eclipse Cross Sport
Lançado há uma semana, o Mitsubishi Eclipse Cross Sport conta com pastes plásticas, originalmente pretas, pintadas na cor da carroceria, enquanto o teto, retrovisores e cromados foram substituídos por preto brilhante. Motor 1.5 turbo rende 165 cv e 25,5 kgfm de torque. É ligado a um câmbio CVT e tem opção de tração dianteira ou integral.
Nissan Kicks X-Play
Originalmente lançado como uma série especial, mas que ganhou uma reedição recentemente e deve permanecer em linha por mais tempo, o Kicks X-Play tem visual de Nismo, porém sem tempero extra. Conta com aerofólio traseiro, rodas escuras e detalhes em vermelho. Mas o motor é o mesmo 1.6 aspirado de sempre com 113 cv e 15,3 kgfm.
Toyota Corolla Cross GR-Sport
Ainda que o Toyota Corolla Cross GR-Sport tenha suspensão retrabalhada, o modelo não tem um cavalo a mais sequer em seu motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm. O SUV médio traz para-choques exclusivos, teto preto, adesivos diferenciados, mas a marmita do escapamento segue aparente.
>>Chevrolet Tracker RS e Midnight têm motores e itens revelados
>>BYD lança hatch elétrico com tamanho e preço de Chevrolet Onix
>>Chevrolet Tracker Premier 1.2 é custo-benefício e só | Avaliação