Demorou para a Chevrolet ter globalmente um hatch subcompacto para atuar no lugar que o Celta deixou aberto. Para ocupar esse posto, foi desenvolvido na China em parceria com a Wuling a nova geração do Chevrolet Aveo. Sua carreira começa no México, mas outros mercados da América Latina já têm o modelo prometido. Será que o novo Celta vem ao Brasil?
A Chevrolet foi bastante econômica quanto aos detalhes do novo Aveo 2024 (sim, a marca já o trata como linha 2024 pois ele será lançado somente no ano que vem). A marca informa apenas que ele terá seis airbags, ABS nas quatro rodas, alerta de uso de cinto de segurança e sensor de ré entre os itens de série. Nada sobre motorização ou dimensões.
Visualmente ele foge muito da linguagem visual atual da Chevrolet e traz influência de outros modelos. Exemplo disso é o desenho da janela lateral que se conecta à traseira em X de maneira idêntica ao Hyundai HB20 de segunda geração. A dianteira tem um quê de Volkswagen com o desenho dos faróis e grade frontal parecidos com os do Nivus.
O friso cromado que liga os faróis ao logotipo reforça ainda mais o caráter Volkswagen do novo Aveo 2024. Especialmente porque o desenho do para-choque dianteiro é idêntico ao do Volkswagen Taigo R-Line, a versão esportiva do Nivus europeu. Na traseira as lanternas invadem a tampa do porta-malas e possuem desenho horizontal.
Antes não era assim
Essa será a primeira vez que a Chevrolet venderá o Aveo em carroceria hatch no México. As outras gerações foram oferecidas por lá somente como sedã. A única exceção fica por conta do Sonic, que era o nome do Aveo no México e nas Américas, mas que usava o batismo original em outros mercado e foi oferecido por lá em carroceria hatch.
Ainda não há planos para a Chevrolet oferecer o Aveo 2024 no Brasil. Mas, caso isso aconteça, o nome Celta caberia muito bem ao modelo. Especialmente porque Aveo nunca foi usado por aqui e o seu antecessor espiritual é, até hoje, um nome muito forte na indústria nacional.
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