Novidades

Chevrolet Montana morreu na Argentina. Brasil será o próximo?

Vendas baixas e possível substituição por uma picape do tamanho da Fiat Toro colocaram fim à Chevrolet Montana na Argentina

Chevrolet Montana 2021 [Divulgação]
Chevrolet Montana 2021 [Divulgação]

Enquanto aqui no Brasil ela ficou de fora do ranking das picapes mais vendidas em abril, na Argentina a Chevrolet Montana disse ¡adíos!. Depois de dez anos de mercado, a picape compacta da GM se despediu oficialmente do mercado argentino e pode ter o mesmo destino aqui no Brasil muito em breve.

Desde que foi lançada em 2011, as vendas da Montana sempre foram fracas na Argentina. Seu melhor ano foi 2012 com 3.229 unidades emplacadas. No ano passado foram apenas 184 unidades comercializadas em solo hermano.

Ao longo de sua década de atuação, foram somente 9.930 unidades vendidas – ou seja, menos do que a Strada vende em um mês no Brasil. E justamente por culpa da concorrência vinda da picape da Fiat que a Chevrolet decidiu encerrar a carreira da Montana por lá. Por aqui, ela continua firme e forte ainda por um tempo.

Chevrolet Montana 2021 [Divulgação]
Chevrolet Montana 2021 [Divulgação]
Apesar de ser produzida no Brasil em São Caetano do Sul (SP), a Chevrolet Montana argentina usava motor 1.8 8V da Spin no país vizinho. Esse motor já foi ofertado na picape compacta, contudo somente na geração derivada do Corsa. Por aqui, a variante do Agile sempre usou motor 1.4 quatro cilindros flex.

Futuro da Montana

Sem uma picape abaixo da S10 na Argentina, a Chevrolet prepara um novo modelo para breve. Rumores fortes apontam para uma picape derivada da plataforma GEM – a mesma base de Onix, Onix Plus e Tracker. O modelo deverá ser produzido por lá junto do Cruze, sendo o tal “Chevrolet de alto valor agregado” que a marca vem falando há tempos.

Chevrolet Montana 2021 [Divulgação]
Chevrolet Montana 2021 [Divulgação]
Essa nova geração da Montana terá porte de Fiat Toro e será vendida também nos EUA. Um dos rumores aponta para o uso do nome Chevrolet Cheyenne ao invés de Montana em alguns mercados. Mas isso pode causar confusões com o Porsche Cayenne. Nos EUA e por aqui, enfrentará também a Ford Maverick.

>>Cheyenne pode ser o nome da Fiat Toro da Chevrolet, não Montana

>>Nova Fiat Toro 2022: preços, versões e lista de itens de série em detalhes

>>Hyundai Santa Cruz mostra ousadia contra Fiat Toro e Ford Maverick