Com o segmento de carros elétricos crescendo cada vez mais e rápido, nenhuma marca quer ficar de fora. Prova disso, é que a Chevrolet já anunciou que só terá carros elétricos no mundo inteiro a partir de 2035 e isso inclui o Brasil. Por enquanto a linha ainda está enxuta, mas, se a GM quiser, pode ter um rival do BYD Dolphin da noite para o dia.
Lá na China, a General Motors é dona de duas marcas: Baojun e Wuling. Ambas são focadas em modelos de baixo custo, sendo que a Wuling está no início de seu processo de internacionalização. Ambas, contudo, já tem um rival para o BYD Dolphin e que poderia facilmente ser importado para o Brasil como Chevrolet.
O mais barato deles é o Wuling Bingo, vendido a partir de 70 mil yuan na China (equivalente a R$ 48 mil). Vale lembrar que lá na China o Dolphin é vendido em versões com preços entre 116.800 yuan e 139.800 yuan (R$ 82 mil e R$ 98 mil), enquanto aqui no Brasil os preços variam entre R$ 149.800 e R$ 179.800. Ou seja, o carro da GM é mais barato.
O Wuling Bingo tem 4 metros de comprimento, 1,70 m de largura e 1,60 m de altura, o que o faz 12 cm mais curto que o Dolphin, 7 cm mais estreito e 3 cm mais alto. No quesito performance, o GM traz motor elétrico de 41 cv e baterias de 17,4 kW ou 68 cv com bateria de 31,9 kW. A autonomia chega a 250 km com carga completa no modelo mais potente.
Outro BYD Dolphin da Chevrolet
Já outra alternativa mais interessante ao Wuling Bingo é o Boajun Cloud. O modelo foi desenvolvido a imagem e semelhança do BYD, tendo o mesmo formato de Honda Fit futurista. Com 4,29 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura, o Dolphin é 17 cm mais curto que o Baojun, 8 cm mais estreito e 8 cm mais baixo.
Comparando performance, o Baojun Cloud entrega 134 cv e 33,6 kgfm de torque. São números mais altos do que o do rival, que entrega 94 cv e 18 kgfm na versão padrão, mas perde para o Plus que vem com 204 cv e 31,6 kgfm.
Já a autonomia do Baojun varia de 360 km na versão com baterias de 37,9 kWh, a 460 km no modelo com bateria de 50,6 kWh. O BYD roda 405 km na versão regular e 400 km na Plus. Mas o charme está no preço: o modelo que poderia ser vendido como Chevrolet no Brasil custa entre 95.800 yuan e 136.800 yuan (79 mil a R$ 92 mil), ou seja, mais barato que o BYD.
Qual dos dois carros elétricos a Chevrolet deveria vender no Brasil para brigar com o BYD Dolphin? Conte nos comentários.
>>JAC deixa E-JS1 R$ 13 mil mais barato por causa do BYD Dolphin
>>BYD Dolphin, Ranger, Civic e Kombi elétrica ganham prêmios de melhor compra