Repetindo uma mania do começo dos anos 2000, a Chery pretende separar seus modelos em diversas marcas. A estratégia, que a mesma fez no passado e não deu certo, está se tornando cada vez mais comum na China. Com isso, a ideia da Chery é que os sedãs Arrizo sigam vida própria com uma nova marca chamada de Fengyun.
Segundo o site chinês Autohome, o primeiro modelo que passará a fazer parte da nova marca é o Arrizo 8. Atualmente ele é o mais caro e sofisticado sedã da Chery. Contudo, também é o modelo mais recente da linha, revelado em 2022. Lembrando que o Arrizo 5 foi lançado em 2016 e o Arrizo 6 é de 2018.
Atualmente, o Arrizo 8 é vendido na China em versão 1.6 quatro cilindros turbo de 197 cv ou 2.0 quatro cilindros turbo de 253 cv. Contudo, para essa nova marca Fengyun, está reservada a versão híbrida plug-in do Arrizo 8. O conjunto é o mesmo do Tiggo 8 Pro, que conta com um 1.5 quatro cilindros ligado a um conjunto elétrico para entregar 317 cv.
A Chery já apresentou o Arrizo 8 PHEV como conceito, mas não lançou o carro pois pretende transferi-lo para a nova marca o batizando de Fengyun A8. É possível também que uma versão híbrida de verdade do Arrizo 6 migre para a nova marca como Fengyun A5 (já que na China ele é vendido como Arrizo 5 Plus).
A ideia da nova marca, que deve ganhar vida em novembro, é oferecer só modelos híbridos, focando especialmente em sedãs. Vale lembrar que hoje a Chery é dona das marcas Jaecoo, Omoda, Exeed, Jetour, Exlantix, Karry, iCar, além de ter participação de 49% na Cowin.
Há rumores também de que a linha de elétricos QQ também seja emancipada futuramente. Já no Brasil, a marca seguirá com a CAOA trabalhando na Chery e Exeed, enquanto Jaecoo e Omoda virão sob cuidados da matriz chinesa.
Acha que essa estratégia da Chery de desmembrar sua linha em diversas marchas funciona? Conte nos comentários.
>>Chery vai se separar em três marcas no Brasil e na Europa