Destaque

Chery prepara sedã para brigar com Tesla Model S

Exeed, divisão de luxo da Chery e que atuará no Brasil, prepara seu primeiro sedã e com mira já apontada para o Tesla Model S

Chery Exeed novo sedã [WeChat 2954]
Exeed novo sedã [WeChat 2954]

Como já virou costume, o ministério de patentes da China estragou mais um segredo global. A Chery prepara um novo sedã de porte grande e totalmente elétrico para brigar de frente com Tesla Model S, BYD Han, Lucid Air e Xpeng P7. O modelo, contudo, será vendido pela divisão de luxo Exeed, que prometeu operar no Brasil em breve.

Segundo o registro de patentes, o novo sedã da Exeed / Chery terá 4,95 m de comprimento, 2,90 m de antre-eixos e 1,96 m de largura. Comparando ao BYD Han, o estreante é 4 cm mais comprido e 5 cm mais largo. Já contra o Tesla Model S, são 2 cm a mais no comprimento e largura idêntica.

Dados sobre mecânica ou autonomia ainda não foram revelados. Mas o modelo será o primeiro carro 100% elétrico da Exeed e também seu primeiro sedã. Até pouco tempo atrás, a divisão fazia apenas versões mais chiques dos SUVs da linha Tiggo da Chery. Um desses, inclusive, foi confirmado para o Brasil.

Chery Exeed novo sedã [WeChat 2954]
Chery Exeed novo sedã [WeChat 2954]

Cartilha Tesla

Visualmente, o rival do Tesla Model S contará com faróis conectados por uma barra luminosa. Abaixo deles, existe uma grande abertura de ar triangular. As linhas laterais são bem limpas, tendo como único destaque a fenda na porta que cria um vinco discreto. A peça será meramente decorativa.

Na traseira, lanternas conectadas e tampa do porta-malas rente ao para-choque criam certa conexão com os Tiggo 8 e Tiggo 7 Pro. A tampa do porta-malas será curta e na mesma inclinação do vidro traseiro para dar uma impressão de um cupê, como já é moda entre os sedãs elétricos.

Chery Exeed novo sedã [WeChat 2954]
Chery Exeed novo sedã [WeChat 2954]
Interessante é notar a presença de sensores LIDAR no teto, da mesma maneira que a Volvo já instalou no SUV grande EX90. A peça, que faz lembrar as entradas de ar de carros de competição, se tornará algo comum nos próximos anos por conta dos sistemas de condução totalmente autônoma.

>>Exeed anuncia SUV Yaoguang para o Brasil. Virá sem a CAOA?

>>Chery Omoda 5 híbrido é flagrado em teste de sistema plug-in

>>Exeed registra imagens de patente do AtlantiX no Brasil