Depois de alguns anos dormindo no ponto, a Chery está cada vez mais acelerando seu passo rumo a se tornar uma montadora global de peso. Além da renovada linha de modelos, que deu um salto enorme em qualidade com a entrada da CAOA, a marca chinesa prepara uma inédita picape para rivalizar com Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.
Fontes ligadas à marca contaram ao Auto+ como será esse projeto. A ideia é lançar a picape entre 2025 e 2026 em todo o mundo. Ela terá estrutura monobloco, mas será maior que a Fiat Toro. A proposta da Chery é preencher o espaço (apertado) entre as picapes intermediárias (Toro, Santa Cruz e Maverick) e as médias (Ranger, S10 e Hilux).
Ela terá algo pouco além de 5 metros de comprimento. Hoje a Fiat Toro tem 4,94 m, enquanto a Ford Ranger bate os 5,35 m de comprimento. Espere por algo na casa dos 5,15 m e 5,20 m. Hoje o maior carro da CAOA Chery é o Tiggo 8 com 4,70 m. Mas há ainda o Exeed VX com 4,97 m, que pertence à divisão de luxo da marca chinesa.
Outro ponto fundamental é que a fonte revelou que o modelo terá tração 4×4. “Para o segmento é essencial ter tração 4×4 por causa da robustez e pelo que os clientes buscam”, comenta. Aqui no Brasil, no entanto, a demanda por picapes diesel é alta, o que necessariamente precisa estar atrelado à tração 4×4 quando ela não é capaz de levar 1 tonelada na caçamba.
Toro da CAOA Chery?
“Se fizermos algo igual à Toro, não teremos a menor chance. Por isso a Chery precisa fazer algo diferente, que se destaque e tenha propósito”, relatou a fonte. Isso vai de encontro com o que havia sido publicado na África do Sul sobre o projeto Tiggo PUP. A picape, entretanto, já nascerá pronta para a eletrificação com versões elétrica e híbrida.
Esteticamente a Chery quer se diferenciar. O Auto+ teve acesso exclusivo aos primeiros desenhos da picape que mostram um visual bastante influenciado pelos modelos norte-americanos. Não espere por um Tiggo com caçamba, como acontece com o estilo da Santa Cruz, que é um Tucson com caçamba, ou da Toro que mal parece uma picape.
A ideia é ter uma dianteira robusta, quadrada, com linhas retas parecidas com a da Ford F-150 Lightning. Os faróis triangulares tem um ar de Toyota Tundra. Já a traseira é toda inspirada na Tesla Cybertruck e na primeira geração da Honda Ridgeline. Não haverá o corte seco e reto da caçamba, mas sim uma queda mais suave em direção à tampa traseira.
Quando chega?
O lançamento ocorrerá entre 2025 e 2026, visto que a picape da Chery ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Para a CAOA Chery no Brasil, esse modelo se torna extremamente essencial para aumentar o volume de vendas e participação no mercado, revela a fonte.
>>CAOA Chery lança condições especiais para PcD para Tiggo 2 e Tiggo 3X
>>Chery não vai mais vender carros nos EUA e importadora vai a falência
>>Divisão de luxo da CAOA Chery prepara SUV que faz 100 km/l