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Coluna do Banco do Motorista - Bob Sharp

Você sabe frear seu carro quando tem ABS?

Existe um real segredo para frear um carro em situação de emergência com ABS? Siga as dicas de Bob Sharp na coluna dessa semana!

Chevrolet S10 Z71 vermelha parada de dianteira-lateral com árvores ao fundo
Chevrolet S10 Z71 [Auto+ / Rafael Déa]

ABS é a sigla em inglês e alemão de sistema de freio antitravamento. Já pode ser considerado antigo, pois sua criação, pela Bosch, começou a ser a ser aplicada em 1978 no Mercedes-Benz Classe S. Sua aplicação foi crescente ao longo dos anos e hoje todo carro tem o sistema, seja por exigência do mercado ou obrigatório, caso do Brasil a partir de 2014.

O antitravamento, por se tratar de freio, é obviamente da roda. Sabe-se, da Física, que há dois tipos de atrito, o estático e o de deslizamento, o primeiro maior do que o segundo. Para exemplificar, é necessária mais força para começar a empurrar um objeto do que para continuar a fazê-lo;

Transpondo esse fato para um pneu em relação ao solo, quando ele está girando o atrito é estático; quando parado é de deslizamento. Isso quer dizer que quando a roda está travada a desaceleração do veículo é menor, ele percorre um espaço maior até parar do que se a roda estivesse girando. Esse é o objetivo primário do ABS, não permitir que as rodas travem e assim reduzir o espaço para o veículo parar.

Volkswagen Virtus 170TSI parado de frente e lateral com muro de pedra ao fundo
Volkswagen Virtus 170 TSI [Auto+ / Rafael Déa]

Isso é de grande importância com piso molhado, quando o atrito dos pneus com o solo é intuitivamente menor. Sente-se isso até ao caminhar. Em ambientes como lojas, quando o chão está molhado, as empresas colocam avisos informando, todos conhecem isso.

O objetivo secundário, mas também importante, é que com a roda girando o pneu consegue gerar força lateral, isto é, o veículo pode ser dirigido no sentido de mudar de direção sob comando do motorista, ao passo que, parada, essa força não pode ser gerada. De nada adianta virar o volante quando as rodas estão paradas. Não há controle direcional.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de frente em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Pulsação

O princípio do ABS é a modulação automática do freio. Esta pode ser feita pelo motorista nos carros sem ABS e consiste em pressionar o pedal e soltar várias vezes objetivando frear mas sem deixar as rodas travarem. Essa técnica, porém, requer bastante treino e também sangue frio, pois a urgência em parar leva o motorista frear com tudo em vez de modular a frenagem.

O pressiona e solta o pedal no ABS é feito em fração de segundo ao ponto de ocorrer de 8 a 20 vezes por segundo nos sistemas mais modernos. No começo essa modulação era sentida no pedal de freio como sua trepidação, mas atualmente esta deu lugar a uma espécie de ronco que, apesar de esquisito, indica que o ABS está funcionando como deve.

Ford Mustang GT cinza de frente em uma curva
Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]

Mas o resultado tanto de uma quanto a outra é o motorista, assustado, aliviar a pressão no pedal e impedir que o ABS aja na sua plenitude. — mais espaço até o veículo parar. Portanto, ao frear diante de uma emergência o motorista só tem uma coisa fazer, pressionar o pedal de uma vez com toda força e não aliviá-la em hipótese alguma, entendendo que a vibração no pedal ou o “ronco” são próprios da atuação do ABS.

Faça um teste. Numa via com piso seco e sem outros veículos próximos, trafegando a 60 km/h, pressione o pedal de freio de uma vez para sentir o efeito do ABS e entender que é assim mesmo. Esqueça, faça de conta que não sentiu vibração ou escutou ruído.

Ford Ranger Raptor [Auto+ / Rafael Dea]

Felizmente hoje em dia muitos carros têm o que se chama de auxílio de frenagens de emergência, em que parâmetros como velocidade do veículo e rapidez de acionamento dos freios são detectados pelo módulo do ABS e este determina pronta atuação dos freios com pressão máxima — com mais rapidez e precisão do que os humanos são capazes de realizar.