
Nenhum carro vende tanto à toa, e no caso do Chevrolet Astra, vários predicados são os que fizeram ele se tornar um dos automóveis mais aclamados pelo público brasileiro. E é por isso que o Chevrolet Astra é o nosso astro do Carro Usado do Dia.
Um dos grandes benefícios de um conglomerado de marcas é poder obter-se do compartilhamento de bons projetos, algo que a Chevrolet brasileira teve ao trazer carros da Opel, outra marca do grupo. E além do Vectra, Omega e Calibra, o Astra foi um deles.
Astra F
Lançado em 1991 na Europa, o Astra geração F, também conhecido por nós brasileiros como Astra Belga, teve a missão de substituir o Kadett, outro hatchback de enorme sucesso da marca Opel, que à época já pertencia ao grupo General Motors.

No Brasil, essa geração foi importada apenas entre 1994 e 1995 e aqui tinha o motor 2.0 litros à gasolina, com 116 cavalos de potência e câmbio manual de 5 marchas. Suspensão na medida certa para uma dinâmica divertida e bem pregada no asfalto, o hatch europeu tinha um ótimo coeficiente aerodinâmico. Além disso, atingia velocidade máxima de 193 Km/h.
O airbag duplo era um dos opcionais disponíveis para configurá-lo. Bancos em tecido com detalhes coloridos nas laterais internas das portas e no revestimento dos bancos eram um charme à parte, algo praticamente escasso nos carros de mesmo perfil nos dias atuais.

Linhas e superfícies bem arredondadas, o típico design sabonete dos anos 90 é notado de forma marcante na volumetria do Astra Belga. Por aqui teve também uma versão perua, algo raríssimo de se encontrar em bom estado de conservação. Se você que nos lê tem uma, meus parabéns!
Logo no início de 1995, o governo aumentou a alíquota de importação, e então o Astra importado passou a não ser mais interessante financeiramente para a montadora, o que culminou no término de suas importações para cá.

Ao todo, no pouco tempo em que foi vendido em nosso país, vieram cerca de 36 mil unidades dessa geração do Astra para o Brasil Ele foi fabricado no Velho Mundo até 1997.
Astra G
Em 1998, a Chevrolet inicia a produção do Astra geração G aqui no Brasil. Com uma volumetria de um notchback, ele tinha a opção de três e cinco portas e uma terceira, o sedã de quatro portas. Teve versão GL, com motorização 1.8 e a GLS, com os motores 2.0 8V e 2.0 16V.

Com uma estrutura robusta e ótimo acabamento e materiais aplicados, não é difícil ver por esse Brasil unidades do Astra G íntegras. A versão perua não veio para o Brasil (sabe-se de uma unidade por aqui). Em 2002, teve opção de câmbio automático na versão CD 2.0.
Em 2003 ele passou por uma reestilização, que mudou principalmente o desenho de frente e traseira. A mudança veio com linhas mais vincadas, faróis com projetores redondos e a placa, antes na tampa traseira, foi para o para-choque.

Em 2004 chega a versão bicombustível Flexpower, o que sem dúvidas facilitou a vida do brasileiro. Ao longo dos anos, teve diversas versões, a exemplo da Elegance, Elite, GSI e a SS.
O ano de 2011 foi derradeiro para o Astra aqui no Brasil, que encerrou sua produção depois de vários anos no mercado tupiniquim, o qual tivemos o privilégio em testar um Advantage 2.0 8V de câmbio manual, o que para quem vos escreve foi uma verdadeira viagem no tempo. O tecido dos bancos tem cheiro de saudosismo.
Astra H
A terceira geração, com a sigla H, foi lançada em 2004 e veio para o Brasil sob o nome de Vectra. As gerações J e K não vieram para o Brasil, tendo sido a quinta a última fabricada sob a gestão do grupo GM, que hoje pertence ao grupo Stellantis.
Na Europa, o Opel Astra é produzido até hoje e está em sua sexta geração, possuindo versões híbridas.
![Chevrolet Vectra GT [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/chevrolet_vectra_gt_edited-1200x720.jpg)
Dirigindo o Astra
Com um motor torcudo, o Astra garante ao condutor a certeza de que o torque estará presente em baixas rotações, possibilitando boas retomadas e manobras, incluindo ultrapassagens.
Câmbio manual com engates precisos e relativamente curtos, a receita para uma condução mais divertida. Enfim, você tem o carro na mão, ou seja, a relação entre câmbio e motor tornam a experiência para o motorista algo mais próximo, mais orgânico.

Com um bom mercado de peças no Brasil e uma mecânica confiável e robusta, o Astra sem dúvidas é uma ótima opção de compra para quem busca um carro prático, com ótimo acabamento e um motor parrudo.
Seu consumo pode não ser lá aquela maravilha, mas o que também não se economiza aqui são sorrisos ao acelerar esse consagrado automóvel!