![Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação] Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Up-Connect-04_edited-990x556.jpg)
Nem sempre que um carro sai de linha no mercado brasileiro, isso quer dizer que ele passe a ser uma má opção no mercado de usados, ou que então já não é muito adequado para os dias atuais. Muitos carros foram descontinuados por questões de estratégia da montadora ou por um baixo número de vendas, mas ainda valem a pena no cenário automotivo atual. Hoje veremos 5 opções que se enquadram nesse sentido.
Volkswagen Up!
Começaremos justamente por um modelo bastante querido entre os amantes de carros, apesar de pequeno e pertencente a um segmento geralmente não muito amável, que é o de subcompactos. O Volkswagen Up! foi descontinuado no Brasil em abril de 2021.
É verdade que o Up! já não conseguia um número de vendas muito expressivo quando saiu de linha em nosso mercado, e isso se deu ao fato principal de ser muito caro mesmo sendo pequeno. Contudo, o modelo encantava pelo seu excelente conjunto mecânico.
Trabalhando em conjunto com a transmissão manual de 5 marchas, essa motorização TSI de até 105 cv e 16,8 kgfm entregava bastante agilidade ao subcompacto, que não era muito pesado. Além desse bom desempenho, chamava atenção também pelo baixo consumo de combustível, mesmo no percurso urbano.
Infelizmente as unidades mais recentes do modelo hoje são extremamente caras no mercado de carros usados, mas ainda trazem uma proposta única entre os concorrentes mais próximos. Para quem não necessita de espaço e quer um carro econômico e muito gostoso de dirigir, fará uma boa escolha com o Volkswagen Up! TSI.
Ford Fusion
Outro modelo que deixa saudades no mercado dos carros brasileiros é o Ford Fusion. Mesmo em seus últimos modelos, o sedã grande ainda trazia um ótimo custo-benefício perante a rivais como Toyota Camry, Honda Accord e até mesmo o Volkswagen Passat.
O Ford Fusion Hybrid permaneceu no mercado em suas gerações posteriores, e hoje configura como uma opção não muito cara no mundo dos carros usados. Porém, vale lembrar que pertencia a um segmento de luxo quando zero quilômetro, o que implica em um custo de manutenção alto, mesmo na versão somente a combustão.
A maioria de suas versões utilizava uma motorização 2.0 turbo à gasolina, a qual era chamada de Ecoboost. Ela entrega ótimos 248 cv e 38 kgfm, trabalhando em conjunto com um câmbio automático convencional de 6 velocidades. A tração geralmente era dianteira, mas a versão mais cara podia receber também uma tração nas quatro rodas.
Volvo XC40
Na verdade o Volvo XC40 ainda continua sendo vendido no Brasil, mas infelizmente, não da mesma forma que antes. Por aqui restou somente a configuração totalmente elétrica do modelo, que como todos sabem, ainda enfrenta uma má infraestrutura de carregamento e é prejudicada pelo alto custo das baterias.
Infelizmente essas versões híbridas precisaram sair de linha em dezembro de 2021 por conta do novo programa de emissões de poluentes (Proconve L7) que entraria em vigor em janeiro do ano seguinte. Esse motor ainda não se adequava a essas normas, e atualizá-lo seria muito caro.
Com um bom acabamento, sendo gostoso de dirigir e recheado de equipamentos, o Volvo XC40 Hybrid entrega até 180 cv e 27 kgfm no motor 1.5 turbo. Já a parte elétrica possuía 82 cv e 16,3 kgfm. Juntos contavam com bons 262 cv e 43,3 kgfm, proporcionando um bom desempenho e consumo de combustível.

Ford New Fiesta
Coincidentemente, aqui temos outro modelo da Ford que infelizmente deixou o nosso mercado. Quando a fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP) foi fechada, em 2019, o New Fiesta também deixou de ser vendido por aqui, pois por lá era produzido.
É verdade que em seus últimos momentos de vida ele já tinha ficado um pouco defasado em relação a concorrentes mais modernos, sobretudo o Volkswagen Polo. Mas, o New Fiesta é produzido no mercado brasileiro desde 2014, e mesmo essas versões mais antigas valem muito a pena entre os carros usados.

Isso porque o modelo sempre foi bem recheado de equipamentos, trazia um design bem moderno para a época (e relativamente atual até hoje) e possuía um bom conjunto mecânico. O destaque ficava com o propulsor 1.0 Ecoboost turbo à gasolina, de até 125 cv e 17,3 kgfm.
Contudo, infelizmente a Ford cometeu o erro de oferecer esse motor apenas com o bem problemático câmbio automatizado de dupla embreagem, o Powershift. Sendo assim, restava como boa opção, somente o motor 1.6 Sigma flex aspirado, de até 128 cv e 16 kgfm. O câmbio manual tinha 5 marchas.
Também trazendo uma boa lista de equipamentos para a época, sendo bem agradável de dirigir e contando com um consumo rodoviário elogiável, o Ford New Fiesta é mais um dos carros que saíram de linha mas ainda valem a pena. Porém, lembre-se: fuja da transmissão Powershift.
Ford Ka
Se falamos do New Fiesta, vale a pena citar também a última geração do Ford Kam que trazia alguns elementos do irmão mais velho. Ela ficou em linha por mais tempo, e só deixou o nosso mercado quando a montadora de origem americana resolveu encerrar a produção de veículos no Brasil, em 2021.
O Ka também chamava atenção pelo ótimo desempenho na versão de motor 1.5 flex aspirado, não deixando a desejar mesmo quando equipado com a motorização 1.0 flex aspirada. Esta rendia até 85 cv e 10,7 kgfm, enquanto o propulsor maior entregava no máximo 136 cv e 16,1 kgfm.
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