Uma prática muito comum de antigamente, era o que as montadoras faziam com seus carros de sucesso. Elas pegavam alguma versão do modelo e o transformavam em aventureiros. Ou seja, um veículo simples e urbano ganhava um banho de loja e vinha equipado com acessórios e um visual mais rústico e até aventureiro.
Entretanto, eles não eram nada preparados para enfrentar ruas de terra, poças de lama e os demais obstáculos que as vias sem pavimento apresentam. Alguns dos modelos listados até fizeram um relativo sucesso entre seu público e outros são cultuados no mercado de usados.
Volkswagen Gol Track
O Gol foi por muitos anos um dos carros mais vendidos do Brasil. Referência em sua categoria de hatch compacto, o modelo ainda possui sua legião de fãs. Com mais de 42 anos de produção, o modelo teve diversas gerações e versões em sua vida. Em meados de 2013, chegou aos brasileiros o Gol Track. Com alguns adereços em seu visual, a versão era mais em conta e menos equipada do que a Rallye.
Honda WR-V
Taí um exemplo de carro zero nada chamativo, mas usado desejado. O WR-V é um Fit que acabou de sair do Crossfit. Tem um visual um tanto controverso e era bem caro para sua época e seu segmento. Surpreendentemente, ele foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda do Brasil. Tampa do porta-malas, altura em relação ao solo, maior curso da suspensão, pneus, molas, amortecedores e mais itens eram diferentes entre esses carros da Honda.
Toyota Etios Cross
Ele nasceu para rivalizar com o Hyundai HB20X, mas sempre foi um coadjuvante em sua categoria. O Etios é considerado um dos carros mais feios produzidos no Brasil, mas era bem racional. Teve diversas versões e criou sua legião de fãs. Também teve a variante Cross, com um visual pra lá de chamativo. Quebra-mato fake na dianteira, partes da carroceria pintadas em preto fosco, para-choques mais salientes, protetores laterais e rack no teto chamavam atenção no hatch compacto.
Chevrolet Celta Off-Road
Este é o caso de um banho de loja. O Celta já estava consolidado no mercado, vendia bem perante os diversos concorrentes, mas queria mais. Foi aí que nasceu o kit Off-Road. Composto por quebra-mato dianteiro e traseiro, rack no teto, adesivos e estribos laterais e mais itens, o opcional podia equipar qualquer Celta, desde o modelo 2000.
Fiat Uno Way
O Uno Way chegou em 2006 no Mille. Tinha suspensão elevada, caixas de rodas aparentes, para-choques pintados de preto fosco e mais itens. Contudo, foi com a segunda geração que a Way teve mais destaque. Aqui já era o Novo Uno e ele podia ter motor 1.0 ou 1.4. Suspensão mais alta, faróis com máscara negra, caixa das rodas ressaltada na carroceria e mais equipamentos vinham de série. Só o Uno Way 1.4 tinha rodas de 14 polegadas e pneus de uso misto como diferenciais.
Qual desses carros você já viu de perto ou já dirigiu? Conte nos comentários
>>Sandero, 208, Clio e Corsa são os carros mais vendidos da Europa
>>5 carros que nunca deveriam ter sido lançados
>>5 carros internacionais que fizeram hora extra no Brasil