Alguns carros acabam sendo mais lendários que suas próprias marcas. É o caso do Porsche 911, que mesmo não sendo o primeiro carro feito pela montadora, se tornou a essência do que é um Porsche autêntico. Alguns modelos desta lista têm essa pegada, sendo maiores que suas próprias fabricantes, e ainda contam com o recorde de produção, sendo que alguns foram feitos por mais de meio século, se tornando verdadeiros ícones.
Carros que ficaram mais tempo em linha: Mercedes-Benz Classe G (38 anos)
O jipão da Mercedes-Benz ainda é fabricado, mas trocou de geração nos últimos anos. Dessa forma, a contagem da versão original vai de 1979 até 2017, quando houve essa mudança. Apesar de ter evoluído, o Classe G conservou as características do primeiro modelo, mas se tornou mais refinado e luxuoso, sem mexer tanto no visual quadradão.
Mini original (41 anos)
Antes de virar uma marca de carros premium, o Mini era apenas um carro fabricado pela marca inglesa Austin, que pertencia ao grupo Rover. A geração original do carro foi feita entre 1959 e 2000, quando a BMW, que controlava o grupo desde 1994, tirou o modelo clássico de linha e transformou o veículo na marca que conhecemos hoje. Assim, o pequeno hatch deixou de ser um carro popular para se tornar uma marca cult e refinada.
Citroën 2CV (42 anos)
Um dos carros mais icônicos da Citroën, o 2CV foi fabricado entre 1948 e 1990. Além de ser extremamente robusto e dar pouca manutenção, o hatch tinha teto retrátil e fez fama com sua suspensão extremamente confortável. Apesar de ser francês, o último 2CV foi feito em Portugal, e o modelo fez bastante sucesso na América do Sul, sendo feito na Argentina entre 1962 e 1980. Até hoje é comum ver alguns deles passeando pelas ruas argentinas.
Lada Niva (45 anos e contando)
O Lada Niva é um dos poucos modelos que continua sendo fabricado em sua versão original. Lançado originalmente em 1977, ainda nos tempos da União Soviética, o robusto jipe continua sendo produzido pela Lada e com pouquíssimas alterações durante todo esse tempo. E ao que tudo indica, o Niva ainda vai durar mais tempo, já que conta com diversos fãs no mercado russo.
Volkswagen Kombi (64 anos)
A Kombi não era chamada de velha senhora à toa. Afinal, a van se manteve em linha no Brasil por 56 anos, e só parou de ser feita por não ser possível colocar airbags e ABS nela. Caso contrário, era bem capaz da simpática pão de forma ainda estar entre nós.
Robusta e de fácil manutenção, a Kombi conquistou o público por conta de sua versatilidade. Mesmo tendo o mesmo entre-eixos do Fusca, conseguia levar bem mais pessoas e ser um efetivo veículo de carga. O Brasil foi o último país a produzir a velha senhora, encerrando a história que começou no exterior em 1949 no final de 2013.
Volkswagen Fusca (65 anos)
Primeiro carro da história da Volkswagen, o Fusca original ficou em linha de 1938 até 2003, quando o último modelo saiu da linha de produção do México, último país a fabricar o modelo. Inicialmente projetado para ser um instrumento de popularidade da Alemanha Nazista, o Fusca superou este passado e foi vendido em diversos países.
No Brasil, ganhou o apelido que depois virou seu nome e foi fabricado em dois momentos. Primeiro, de maneira ininterrupta, entre 1959 e 1986. Anos depois, por conta de um pedido do presidente Itamar Franco, voltou a ser feito entre 1993 e 1996, saindo definitivamente de linha no mercado brasileiro.
>> Citroën C3 e Peugeot 208 também ficam mais baratos no Brasil
>> Land Rover Defender 130 é, literalmente 8 em 1 | Avaliação
>> Novo Fusca elétrico surge em pôster de animação da Netflix