Destaque

5 carros legais da Volkswagen que não são vendidos no Brasil

Apesar de ter alguns carros bem divertidos os melhores modelos da Volkswagen não estão no Brasil, mas bem que gostaríamos que estivessem

carros
Volkswagen Arteon [divulgação]

Uma das maiores fabricantes do mundo, a Volkswagen tem uma vastidão de modelos mundo afora. Só na China ela tem 15 sedãs e 23 SUVs diferentes. Mas entre tantos carros que não temos no Brasil, alguns se destacam. Por isso, reunimos aqui cinco Volkswagen diferentes que gostaríamos que fossem vendidos por aqui.

Golf R

Volkswagen Golf R [divulgação]
Volkswagen Golf R [divulgação]
Se o Golf GTI com seus 220 cv já era divertido quando vendido no Brasil, já imaginou uma versão ainda mais forte, com tração integral e visual anabolizado? O Golf R de oitava geração é o pináculo dos hatches da Volkswagen com seus 320 cv e 42,8 kgfm de torque controlados por uma transmissão manual de seis marchas ou dupla embreagem com sete marchas.

É um Volkswagen que dá trabalho para versões apimentadas de modelos da Audi, Mercedes-Benz e BMW. Em relação ao Golf GTI, o R traz para-choques mais esportivos, saída quadrupla de escape na traseira, rodas maiores e aerofólio destacado. Mas a tração nas quatro rodas com direito a modo drift que manda a força para a traseira é o seu charme.

Polo GTI

carros
Volkswagen Polo GTI [divulgação]
Podemos dizer que o Volkswagen Polo GTS brasileiro é só um aperitivo do potencial que o hatch compacto tem. Um dos carros mais divertidos de dirigir que os europeus tem acesso sem pagar muito, o Polo GTI traz motor 2.0 quatro cilindros turbo de 207 cv e 32,6 kgfm de torque. Um salto de 57 cv frente ao nosso GTS com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.

O visual do nosso GTS é quase idêntico ao GTI europeu, salvo pelas lanternas traseiras que invadem a tampa do porta-malas. O interior também é diferente: como os europeus são mais ousados, o Polo GTI traz bancos xadrez e painel vermelho. Aqui no Brasil, a única vez que o Polo teve painel vermelho foi no pacote Beats oferecido por pouco tempo.

Talagon

Volkswagen Talagon [divulgação]
Volkswagen Talagon [divulgação]
Exclusivo da China, o Volkswagen Talagon só não é o maior entre todos os carros da Volkswagen no mundo por causa da Amarok. Mas é por pouco: o colosso de 5,15 m de comprimento só é 10 cm mais curto que a caminhonete feita na Argentina. Só que ele é mais largo: 2 m contra 1,94 m da Amarok.

Com porte de uma jamanta, o Volkswagen Talagon representa também o máximo de luxo da marca alemã. Traz configuração de seis lugares com dois bancos individuais ao centro com regulagem elétrica, massagem e resfriamento. Há opção de motor 2.5 V6 turbo a gasolina de 299 cv e 50,1 kgfm de torque, gerenciado pelo câmbio de dupla embreagem 7 marchas.

Arteon

Volkswagen Arteon Shooting Brake [divulgação]
Volkswagen Arteon Shooting Brake [divulgação]
Nivus e Arteon são, com certeza, os mais belos carros que a Volkswagen produz hoje no mundo. Sucessor do CC / Passat CC, o Arteon é Audi A5 das massas. O estilo cupê de quatro portas é mais ousado que o típico VW. Tanto que ele traz grade frontal superior unificada com a de baixo, algo que nenhum outro modelo faz. E há até uma belíssima perua.

A gama de motores é bem vasta, indo do 1.5 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv, passando por duas verões do 2.0 TSI (190 cv e 280 cv) e por quarto opções de diesel, todas baseadas no 2.0 TDI (150 cv, 190 cv, 200 cv e 240 cv). Mas o destaque atual vai para o conjunto híbrido com motor 1.4 TSI e um elétrico o qual entregam 215 cv. 

ID.Buzz

Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
De todos os carros da lista, o único que tem chance de ser vendido no Brasil é a Volkswagen ID.Buzz. A Kombi elétrica, como a própria divisão brasileira chama o carro, já foi exibida por aqui para medir a reação dos consumidores e os resultados foram positivos. Com formato pão de forma e todo charme da Kombosa, a ID.Buzz é o único modelo elétrico da lista.

O motor elétrico traseiro rende 201 cv, sendo a Kombi mais potente da história. Contudo, a Volkswagen prepara uma versão GTX com mais de 300 cv e tração nas quatro rodas. Haverá também uma variante alongada da Kombi elétrica com sete lugares. Na Europa, versões de carga já cumprem as funções da Velha Senhora, menos a de levar pastel na feira. 

>>5 tipos de carros que as marcas desistiram de fazer

>>10 carros registrados no Brasil, mas nunca vendidos aqui

>>CEO da Volkswagen não está feliz com o visual dos carros