A eletrificação veio para ficar e hoje os carros híbridos vendem quase tanto quanto os carros movidos puramente a combustão. O principal diferencial desses modelos parcialmente eletrificados é que eles são equipados com ao menos dois motores, um a combustão e um elétrico. Contudo, existem diversos tipos de motores híbridos disponíveis à venda no Brasil e conheça nesse tutorial suas principais funcionalidades.
Em primeiro lugar é válido explicar que os carros híbridos são aqueles que possuem dois motores diferentes na mesma carroceria. Em sua maioria, os motores a combustão são movidos tanto a gasolina, etanol quanto diesel e há ainda o propulsor elétrico. Como um complementa o funcionamento do outro, nesses carros existem uma maior eficiência do uso de combustível e consequentemente maior economia.
HEV
Nesse caso, as baterias elétricas desses automóveis são recarregadas pelo motor a combustão. O funcionamento é bem simples: para se ter maior eficiência e economia de combustível, o propulsor elétrico é usado em curtos trechos e em baixas velocidades. Já se o veículo vai estar com velocidades mais altas e andar por longos períodos, automaticamente o motor a combustão trabalha mais. Os exemplos de carros com essa tecnologia são o sedã e SUV médio Toyota Corolla e Corolla Cross.
PHEV
Os carros híbridos plug-in possuem a bateria elétrica com maior autonomia. Então, podem andar por distâncias maiores. Ainda assim, existe um motor a combustão, o qual é acionado somente em casos determinados. O mais interessante aqui é que a bateria desses modelos pode ser recarregada em tomadas especiais, como as que existem nos shoppings e até nas tomadas domésticas, só depende da voltagem. Um exemplo de PHEV é o SUV médio Jeep Compass 4xe.
MHEV
Semi-híbrido ou híbrido-leve, tanto faz o jeito como são chamados. Nesses carros híbridos, existe além do propulsor a combustão um pequeno elétrico que substitui o alternador e o motor de partida. O conjunto elétrico não traciona as rodas e sim ajuda na diminuição do consumo de combustível e também na emissão de gases. Esse sistema ainda fornece um pouco mais de potência em determinados casos. Normalmente, esse gerador tem 12V ou 48V. Por não mover o carro sozinho, não são considerados híbridos de fato. O sedã médio CAOA Chery Arrizo 6 é um exemplo de MHEV.
Você sabia dessas diferenças entre os carros híbridos? Teria ou tem um modelo desses na sua garagem? Conte nos comentários.
>>Audi RS6 Avant Performance vem em 2024 por R$ 1,1 milhão