Alguns carros só fazem sucesso depois de uma mudança de geração. É o caso do Chevrolet Tracker, que só virou um sucesso de vendas na sua terceira encarnação. Porém, alguns modelos emplacam logo de cara, mas por diversos fatores, acabam ficando apenas naquela geração e nunca ganharam uma segunda. Confira alguns casos a seguir.
Volkswagen Fox (2003-2021)
Quando foi apresentado em 2003, com uma campanha estrelada por Ana Hickmann, o VW Fox causou uma comoção no mercado de carros novos. Compacto por fora e grande por dentro, o hatch utilizava a plataforma do Polo de quarta geração e tinha um ótimo aproveitamento de espaço.
Em menos de um ano, ele já era o terceiro carro mais vendido, atrás apenas do VW Gol e do Fiat Palio. E as vendas bombaram mesmo quando o CrossFox foi lançado, explorando o lado aventureiro que estava em alta na época. Em 2009, a reestilização corrigiu seu principal problema, que era o interior simplório demais, e em 2014 veio a última mudança visual.
Mesmo tendo uma proposta exclusiva e que rendeu muitas vendas, o Fox ficou envelhecido no mercado e, com a Volkswagen querendo enxugar sua gama de hatches para focar no Polo, ele saiu de linha em 2021 ainda na primeira geração.
Fiat Palio Weekend/Adventure (1997-2020)
Versão perua do Palio original, a Weekend foi um dos principais carros da Fiat durante toda sua trajetória. Em 1999, a marca italiana decidiu dar um visual off-road para a perua, lançando a Palio Adventure, que fez um sucesso tremendo no Brasil. Após vários anos no mercado, a Fiat decidiu tirar o nome Palio da perua, e nos seus últimos anos ela era chamada apenas de Weekend ou Adventure, dependendo da versão.
Isso aconteceu porque o Palio ganhou uma segunda geração em 2011, mas a perua não foi incluída. O mundo havia mudado e as pessoas já preferiam minivans naquela época, e depois os SUVs dominaram o mundo. Com isso, a Weekend/Adventure foi se mantendo enquanto conseguiu, mas nunca recebeu uma segunda geração, morrendo em 2020 ainda tendo como base o primeiro Palio.
Chevrolet Zafira (2001-2012)
A Zafira era a minivan derivada do Astra, e foi lançada na época que esses carros conquistaram o coração do público. Antes da onda de SUVs, eram as minivans que eram o sonho de consumo da classe média. Refinada, com bom espaço interno e com um sistema para os bancos extras infinitamente melhor do que o da Spin, a Zafira resistiu enquanto pôde, mas saiu de linha em 2012 para dar espaço justamente à Spin.
Chevrolet Meriva (2002-2012)
Se a Zafira era a minivan do Astra, a Meriva era a versão familiar do Corsa de terceira geração. No entanto, ela fez o caminho contrário de sua irmã maior, já que foi desenvolvida no Brasil e depois foi lançada na Europa. Com visual moderno e grande espaço, a Meriva dominou o segmento por muitos anos, mas também morreu por conta da Spin, sem nunca ter tido uma segunda geração por aqui.
Ford Del Rey (1981-1991)
O Ford Del Rey é um dos carros mais curiosos da lista. Afinal, ele nada mais era que um Corcel II mais refinado, feito para ser o sucessor do Galaxie como carro mais luxuoso da marca na época. Por conta disso, ele ganhou o apelido maldoso de Corsário, o Corcel de otário, já que era mais caro que o carro que o derivou.
Mesmo assim, o Del Rey fez sucesso no Brasil, mas nunca recebeu uma segunda geração. Nos seus últimos anos, ele recebeu o motor AP de origem Volkswagen, por conta da Autolatina. A Ford até cogitou lançar uma segunda geração bem mais refinada, mas no fim o Versailles, o Santana da marca, acabou ocupando seu lugar.
Lembra de mais algum carro de sucesso que só teve uma geração? Deixe um comentário com o nome do carro.
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