Destaque

Futuros carros da BYD não terão freio e nem coluna de direção

A tecnologia avança a cada dia e a BYD quer demonstrar toda sua força. Seus próximos carros virão com muitas diferenças e cada vez tecnológicos

BYD Song Plus [Auto+/ João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+/ João Brigato]

Os carros normalmente unem sistemas mecânicos e também tecnológicos, só que os elétricos apostam mais em tecnologia do que os movidos a combustão. Contudo, a nova arquitetura da BYD promete ser tão diferente que vai dispensar a coluna de direção e surpreendentemente até os freios mecânicos vão sair de cena.

Apelidada de Xuanji, trará diversos recursos tecnológicos em sua composição. O projeto conseguirá ler a mão do condutor via biometria, fim do freio mecânico, eliminação da coluna de direção, já que o volante será conectado com as rodas dos modelos e até o assistente de estacionamento fará o modelo girar em seu próprio eixo. Todas as funções desse sistema serão controladas por um superprocessador removível desenvolvido pela própria montadora chinesa.

Aliás, esse superprocessador vai integrar também as funções de inteligência artificial do carro com a nuvem, tudo isso graças à um modem com a tecnologia 5G que estará embarcado. Toda essa arquitetura nova da BYD cuidará da integração de câmeras dos veículos e também dos sensores LiDAR’s, aqueles que auxiliam na condução semiautônoma. Com tudo integrado, os sistemas tecnológicos dos modelos ficarão mais rápidos, eficientes e precisos.

Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus [Divulgação]

Basta falar com o carro que ele entende

Essa arquitetura Xuanji, em tradução significa imediatamente, é tão avançada que utiliza um sistema de tração chamado de e4. Este recurso possui um motor elétrico em cada roda do carro e podem ser acionados de maneira independente. É assim que o modelo pode girar no próprio eixo e até mudar sua direção. A ausência da coluna de direção também um diferencial. Para demonstrar toda a tecnologia, a marca mostrou o protótipo do SUV U8 com esse sistema.

O modelo consegue cumprir a prova de slalom com velocidades até 60 km/h e promete um desvio de até 3% entre o volante e o esterçamento das rodas. Já a frenagem é uma das funções dos motores elétricos, os quais conseguem acumular uma força de 1G. Ou seja, eles permitem que o BYD YangWang U8 freasse de 60 km/h a 0 km/h em 20 m e com precisão maior do que os sistemas convencionais.

Yangwang U8 Premium Edition
BYD Yangwang U8 Premium Edition [Divulgação]

Os futuros carros da BYD com toda essa tecnologia terão o assistente de comando por voz aperfeiçoado. As respostas do modelo após o comando de um passageiro virão 300 milissegundos. Este recurso reconhece uma voz em específico dentro dos quatro cantos do veículo e pode receber até 12 comandos de uma vez. Por enquanto, o sistema e4 está presente apenas no SUV YangWang U8 e no esportivo U9.

A BYD vai estender para sua linha mais acessível no futuro. Dessa forma, vai demorar para o Brasil ter esses recursos disponíveis. A fabricante chinesa já confirmou que o SUV luxuoso U8 dará o ar da graça aos brasileiros ainda em 2024. Entretanto, se for oferecido deverá ter o preço nos arredores de R$ 1 milhão.

byd
YangWang U8 [divulgação]

O que você achou dessa nova tecnologia? Conte nos comentários

>>Honda vai atacar GWM Haval H6 com novos SUVs elétricos

>>Problema no freio faz Triumph chamar motos para recall

>>Audi lança novo SQ8 Sportback e-tron de 503 cv no Brasil