O mundo dos carros é curioso. É evidente que hoje o mercado brasileiro está bem maduro e com boas opções, mas existem alguns projetos que inexplicavelmente nunca deram as caras por aqui.
Às vezes as marcas até dão uma justificativa, como acontece com certos modelos desta lista, mas na maioria das vezes não existe nenhum posicionamento das marcas. De qualquer forma, a falta desses carros no mercado brasileiro acaba sendo sentida, já que seriam bons concorrentes para as suas categorias.
Hyundai Santa Cruz
A picape intermediária da Hyundai seria uma concorrente de peso para as versões mais caras da Fiat Toro, além de poder brigar de igual para igual com a Ford Maverick. Curiosamente, o nome da Santa Cruz tem uma ligação com o Brasil, já que foi um dos nomes dados ao país nos primórdios da colonização espanhola.
Detalhes históricos à parte, a picape caberia como uma luva no mercado. Porém, no recente anúncio da CAOA sobre os próximos lançamentos previstos para o Brasil, a Santa Cruz nem foi citada. Ou seja, pelo que tudo indica, a picape vai seguir na lista dos carros que nunca foram vendidos por aqui.
Nissan Qashqai
Rei dos SUVs médios na Europa, o Nissan Qashqai nunca foi considerado pela marca japonesa no Brasil. E olha que ele foi um dos responsáveis pelo salvamento da montadora, que estava em situação delicadíssima antes do modelo ter sido lançado.
Com as vendas recuperadas e dinheiro em caixa, a Nissan conseguiu se reerguer e seguir a vida. Entretanto, o Qashqai segue sendo um sonho distante para os brasileiros. O modelo poderia ser um rival do Jeep Compass, já que até uma versão híbrida é oferecida no velho continente. Porém, o foco da marca por aqui é renovar o Kicks, cuja nova geração já está até em testes.
Honda Civic a combustão
O Civic nacional foi dessa para uma melhor, deixando fãs tristes e fazendo a Nissan crescer o olho no vácuo deixado por ele, tentando fazer o novo Sentra ocupar a lacuna. A versão híbrida do sedã ficou cara demais, mesmo sendo um carro acima da média, enquanto o Type R é o esportivo dos sonhos para os entusiastas.
Por isso tudo, é uma pena que as versões apenas a combustão do Civic não sejam mais vendidas no Brasil, nem mesmo como importadas. Há o problema do modelo não ser feito no México, o que inviabiliza a importação sem taxas, mas de qualquer jeito ele é um dos carros que mais fazem falta em nosso mercado.
Kia Seltos
As possíveis associações do Seltos com o finado Celta, por causa do nome, não parece ser o motivo da falta do modelo no Brasil. Lançado em 2019 e reestilizado em 2022, o SUV compacto é um primo mais bonito do Hyundai Creta. Seu design é infinitamente mais bem acertado, mas a Kia não parece ter interesse em trazê-lo para cá.
O que é uma pena, porque o modelo teria bastante potencial em nosso mercado. Principalmente se a versão 1.6 turbo de 198 cv fosse importada, pois ofereceria uma potência elevada para um modelo compacto. Como ele é mais um dos carros que não são vendidos aqui, o jeito é se contentar com o Creta e seu visual esquisito.
Ford Bronco Sport 1.5
Dentre todos os veículos da lista, talvez o Bronco Sport 1.5 seja o mais inexplicável de não ser vendido aqui. Afinal, o SUV é importado para a Argentina, que é um mercado bem menor que o brasileiro, mas não vem para cá nem com reza brava.
A Ford diz que isso faz parte de sua estratégia, já que o modelo ficaria muito caro no mercado brasileiro e poderia custar quase o mesmo que a versão 2.0. Mas seria uma boa ter o modelo mais barato, além de dar mais opção ao consumidor. E as críticas estrangeiras do Bronco 1.5 são extremamente positivas, deixando a gente com ainda mais água na boca pelo SUV.
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