Há poucos dias, um site de edital de concursos publicou uma notícia sobre um carro popular da Honda sendo vendido por R$ 56 mil. Só que a notícia tendenciosa levou muitos a acreditarem que a montadora japonesa havia lançado um carro barato no Brasil antes mesmo do anúncio do programa de incentivos do governo federal.
Contudo, não se engane, o tal Honda popular é o Brio destinado somente a mercados asiáticos. O preço anunciado é, na realidade, uma conversão direta dos valores praticados pela Honda na Indonésia. O texto, contudo, só cita na penúltima frase do último parágrafo que o Brio é vendido lá fora, sem citar que não será comercializado no Brasil.
Na Indonésia, o hatch subcompacto parte de 165.900.000 rúpias na versão S manual e vai até 243.900.000 rúpias na RS CVT. Convertendo diretamente, temos um carro popular para aquele mercado, com preços entre R$ 55 mil e R$ 80.860. Vale lembrar que todas as versões do Honda compacto contam com motor 1.2 três cilindros aspirado de 90 cv.
Atualmente em sua segunda geração, o Honda Brio é vendido somente na Indonésia, onde é fabricado, Filipinas e Vietnã. Ele já foi oferecido também na Tailândia e na Índia, mas somente na primeira geração. O modelo é o menor carro que a Honda possui hoje no mercado e, em alguns países, é oferecida sua versão sedã (Amaze) ou minivan (Mobilio).
Culpa do Etios
Vale lembrar que a Honda cogitou vender a primeira geração do Brio no Brasil – tanto que rumores diziam que o nome remetia a Brasil, Índia, Rússia e Oceania. Contudo, o nome Brio veio de vivacidade em italiano. A marca japonesa só desistiu de vender o Brio por aqui por conta do fracasso do Toyota Etios.
O rival da Toyota foi desenvolvido na Índia, assim como a primeira geração do Brio, e foi duramente criticado pelo público e pela mídia. As vendas do Etios demoraram tanto a decolar, que a Honda ficou desmotivada em trazer o Brio. Especialmente porque ele era ainda mais simples que o Etios, tendo porte de Fiat Mobi.
Por isso, ressaltando mais uma vez: o Brio não será vendido no Brasil e a Honda não tem um carro popular de R$ 56 mil a ser lançado em nosso país.
>>Honda Africa Twin pode ganhar motor inovador
>>HR-V ‘popular’ vai ser mostrado em junho e terá teto solar