Em uma forte estratégia de redução de preço de seus automóveis vendidos em nosso país, a CAOA Chery agora passa a ser a fabricante do carro elétrico mais barato do Brasil. Baixando a tabela do iCar em 14,3%, o microcarro elétrico agora custa R$ 119.990 e agora é mais barato que um Jeep Renegade Sem Nome.
Historicamente, o carro elétrico sempre foi caro no Brasil, tendo a maioria dos modelos vendidos a preços proibitivos. Contudo, o efeito BYD Dolphin fez com que os elétricos de entrada tivessem preços fortemente reduzidos. Agora, a mobilidade sem poluentes começa a se aproximar da realidade do brasileiro.
Antes tínhamos CAOA Chery iCar, Renault Kwid e-Tech e JAC E-JS1 como os carros elétricos mais baratos do Brasil na faixa de R$ 150 mil. Só que a estreia do BYD Dolphin no Brasil por R$ 149.800 fez o segmento se mexer. Rapidamente ele se tornou o elétrico mais vendido da história do país e, a exceção do Kwid, todos os rivais baixaram de preço.
Primeiro foi a JAC que cortou R$ 6 mil do preço do E-JS1. Ele caiu de R$ 145.900 para R$ 139.990 e assumiu o título de carro elétrico mais barato do Brasil. O título foi compartilhado com o CAOA Chery iCar cujo preço foi reduzido de R$ 149.990 para R$ 139.990 em 6 de julho. Só que agora, quase um mês depois, a CAOA Chery baixou de novo o preço.
Elétrico por preço de hatch compacto
Agora vendido por R$ 119.990, o iCar está R$ 20 mil mais barato e tem preço semelhante a muitos SUVs compactos de entrada ou hatches compactos em versão topo de linha. O avanço dos elétricos é tanto que o iCar é mais barato que um Jeep Renegade Sem Nome, que custa custa R$ 125.990.
Para efeito de comparação, temos Chevrolet Onix Premier por R$ 113.450, Honda City Hatch EXL a R$ 127.600, Hyundai HB20 Platinum Plus por R$ 119.590, Toyota Yaris XLS de R$ 120.990 e Volkswagen Polo Highline a R$ 116.290. Ou seja, vários hatches compactos com preço próximo ou praticamente empatado com o carro elétrico mais barato do Brasil.
Vale lembrar que o CAOA Chery iCar traz motor elétrico de 61 cv e 15,3 kgfm de torque. Ele conta com baterias de 30 kWh com autonomia de 282 km. Segundo a CAOA Chery, são precisas 5 horas em um wallbox para carga total ou 11 horas em uma tomada doméstica de 220V. Um carregador rápido preenche toda bateria (partindo de 80%) em 36 minutos.
Você acha que agora o preço dos carros elétricos é justo? Você teria um? Conte nos comentários.
>>Jeep Renegade sem nome é o SUV custo-benefício | Avaliação
>>Chery iCar reestilizado vai migrar pra a linha QQ
>>BYD Dolphin chega por R$ 149.800 para desespero de JAC, Renault e Chery