Destaque

Carro elétrico da Apple é adiado mais uma vez

Especulado desde a década passada, o carro elétrico da Apple vai atrasar ainda mais e não será tão radical quanto o previsto

Projeção do carro elétrico da Apple [reprodução]
Projeção do carro elétrico da Apple [reprodução]

O carro elétrico da Apple é algo especulado há quase 10 anos e a previsão era que o modelo, enfim, fosse lançado em 2025. Porém, de acordo com um relatório da Bloomberg, o lançamento do iPhone sobre rodas ficará para 2026 – isso se não for atrasado mais uma vez.

Conhecido como Projeto Titan, o carro elétrico da marca fundada por Steve Jobs está sendo projetado desde 2014. A ideia inicial era que o veículo seria totalmente autônomo, e um rumor que surgiu no ano passado dizia que não haveria volante e nem pedais no carro.

Agora, as informações são de que a Apple desistiu de ter um sistema autônomo tão agressivo assim, e voltaria a ser equipada com os dois itens. Isso porque o tempo é curto para desenvolver um sistema tão avançado assim, o que fez a empresa repensar seu projeto e optar por um carro mais convencional.

Hyundai Ioniq 6 [divulgação]
Hyundai Ioniq 6 [divulgação]
No entanto, a ideia é que o veículo mantenha o nível cinco de automação, o mais alto de todos, sendo capaz de dirigir completamente sozinho e sem nenhuma intervenção humana. O problema é que o desenvolvimento do Projeto Titan tem consumido grandes recursos da Apple, que gasta mais de US$ 1 bilhão todos os anos.

O outro problema é que a marca da maçã pretende utilizar uma plataforma já existente, o que requer uma parceria com alguma fábrica de automóveis. A Hyundai-Kia chegou a sinalizar um acordo, mas os planos não avançaram. Dessa forma, a Apple precisa correr para achar um parceiro, já que sem uma plataforma, não tem como desenvolver o carro em si, o que pode atrasar ainda mais o veículo.

>> Apple iPhone 14 tem detector automático de acidente de carro

>> Sony confirma que seus carros terão PlayStation 5 na central

>> Volvo XC40 é o carro elétrico mais vendido do Brasil em novembro