Enquanto a Chery começou sua carreira no Brasil como importadora, e hoje produz no Brasil todos os modelos que vende, a Ford fez o caminho contrário. A marca do oval azul iniciou a vida brasileira como montadora e agora é importadora. Reflexo disso é que, pela primeira vez na história, a CAOA Chery está no top 10 das montadoras no Brasil e a Ford ficou de fora.
É notável o crescimento da Chery nos últimos tempos. A marca tinha o objetivo de alcançar o top 10 desde que a CAOA assumiu as operações no Brasil. E finalmente conseguiu. A Ford, por outro lado, vem perdendo mercado nos últimos tempos por não ter mais carros de alto volume. Agora a marca está focada em lucratividade e carros acima dos R$ 100 mil.
Por mais um mês, a Fiat liderou o ranking de marcas mais vendidas do Brasil divulgado pela Fenabrave. Contudo, essa é a maior participação da italiana em anos. Ela atingiu 23,08% de mercado, com Volkswagen logo atrás com 16,51%. A distância entre a Fiat e a Volkswagen é o equivalente ao que a Renault vendeu em maio.
Líder por anos, a Chevrolet agora está na terceira posição e é ameaçada pela Hyundai, colada logo atrás. Isso é reflexo direto da paralização da fábricas da GM em virtude da falta de semicondutores e componentes eletrônicos. Apesar disso, as posições de abril e maio foram repetidas, exceto, é claro, o caso de CAOA Chery e Ford.
Fabricantes mais vendidas do Brasil em maio
- Fiat – 40.489 unidades
- Volkswagen – 28.960 unidades
- Chevrolet – 17.297 unidades
- Hyundai – 16.847 unidades
- Toyota – 15.531 unidades
- Jeep – 13.510 unidades
- Renault – 12.299 unidades
- Honda – 7.060 unidades
- Nissan – 5.108 unidades
- CAOA Chery – 3.186 unidades
>>Flagra: CAOA Chery Tiggo 5X 2022 passará por mais uma reestilização
>>CAOA Chery Tiggo 3X não é um Tiggo 2 requentado | Impressões
>>Ford por R$ 179.900: Territory SEL ou Ranger Black? | Comparativo