Durante o lançamento do CAOA Chery Tiggo 7 PRO, o CEO da marca chinesa no Brasil, Márcio Alfonso, foi bastante transparente quanto aos futuros planos da marca. Entre eles, está a descontinuação do sedã compacto Arrizo 5. Contudo, o SUV compacto Tiggo 2 também está na berlinda.
Segundo Márcio, “o consumidor está disposto a pagar mais”. Por isso, a marca viu uma migração natural dos clientes do Arrizo 5 para o Arrizo 6 e o recém-lançado Arrizo 6 PRO. O CEO ainda ressaltou que as vendas do 6 PRO tem surpreendido e avançado sobre o modelo normal.
Ainda assim, existe uma diferença gritante de preço entre eles. O Arrrizo 5 é vendido em versão única, a RXS de R$ 90.490. Já o Arrizo 6 tem as versões TXS de R$ 126.990 e PRO de R$ 140.990. Outra diferença é que o 5 é um sedã compacto, enquanto o 6 é um médio – apesar de eles dividirem plataforma e conjunto mecânico.
Segundo dados da Fenabrave, até novembro, foram vendidos 3.139 Arrizo 6 contra 463 Arrizo 5. O sedã compacto, inclusive, vinha emplacando menos de 10 unidades por mês nos últimos tempos. As vendas baixas do Arrizo 5 colocaram fim ao modelo produzido no Brasil. Contudo, a variante elétrica importada da China seguirá sendo oferecida por aqui.
Evolução abocanha
E o Arrizo 5 não é o único que teve seu destino traçado. Depois que o Tiggo 3X foi lançado, o Tiggo 2 passou a ter um volume de vendas mais baixo. Diferentemente do caso dos Arrizo que são carros totalmente diferentes, o Tiggo 3X é uma reestilização profunda e uma evolução do Tiggo 2.
Exemplo disso é que o volume de emplacamentos no ano dos dois modelos é bastante parecido. Ainda que o Tiggo 3X tenha sido lançado oficialmente no final de maio. O novato tem hoje 3.851 unidades emplacadas contra 3.965 de seu antecessor. Contudo, segundo dados da Fenabrave, o volume de emplacamentos mensal agora é 6 vezes maior no 3X.
O CEO da CAOA Chery afirma que não será agora que o Tiggo 2 será descontinuado. Contudo, ele não descarta que o modelo não deve passar de 2022. “Vamos ver até onde o carro vai”, afirma Márcio Alfonso. Caso o Tiggo 2 realmente saia de linha, a CAOA Chery não terá mais carros abaixo de R$ 100 mil no Brasil.
Hoje seu carro mais barato parte de R$ 84.990 na versão Look manual e vai até R$ 96.990 na ACT automática. O Tiggo 3X, por outro lado, começa em R$ 101.990 na versão Plus e atinge os R$ 109.990 na variante PRO.
>>CAOA Chery Tiggo 7 PRO faz esquecer totalmente o antigo | Impressões
>>CAOA Chery Tiggo 8: finalmente dá para dizer sim | Avaliação
>>Terceira variante do Tiggo 8 terá opção de 254 cv e tração 4×4