Destaque

CAOA Chery tira Arrizo 5 de linha e Tiggo 2 está na berlinda

Ideia da CAOA Chery era manter o máximo de modelos em linha quanto possível, mas Arrizo 5 e Tiggo 2 não tiveram essa sorte

CAOA Chery Arrizo 5 [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 5 [divulgação]

Durante o lançamento do CAOA Chery Tiggo 7 PRO, o CEO da marca chinesa no Brasil, Márcio Alfonso, foi bastante transparente quanto aos futuros planos da marca. Entre eles, está a descontinuação do sedã compacto Arrizo 5. Contudo, o SUV compacto Tiggo 2 também está na berlinda.

Segundo Márcio, “o consumidor está disposto a pagar mais”. Por isso, a marca viu uma migração natural dos clientes do Arrizo 5 para o Arrizo 6 e o recém-lançado Arrizo 6 PRO. O CEO ainda ressaltou que as vendas do 6 PRO tem surpreendido e avançado sobre o modelo normal.

Ainda assim, existe uma diferença gritante de preço entre eles. O Arrrizo 5 é vendido em versão única, a RXS de R$ 90.490. Já o Arrizo 6 tem as versões TXS de R$ 126.990 e PRO de R$ 140.990. Outra diferença é que o 5 é um sedã compacto, enquanto o 6 é um médio – apesar de eles dividirem plataforma e conjunto mecânico.

CAOA Chery Arrizo 6 PRO [divulgação]
Segundo dados da Fenabrave, até novembro, foram vendidos 3.139 Arrizo 6 contra 463 Arrizo 5. O sedã compacto, inclusive, vinha emplacando menos de 10 unidades por mês nos últimos tempos. As vendas baixas do Arrizo 5 colocaram fim ao modelo produzido no Brasil. Contudo, a variante elétrica importada da China seguirá sendo oferecida por aqui.

Evolução abocanha

E o Arrizo 5 não é o único que teve seu destino traçado. Depois que o Tiggo 3X foi lançado, o Tiggo 2 passou a ter um volume de vendas mais baixo. Diferentemente do caso dos Arrizo que são carros totalmente diferentes, o Tiggo 3X é uma reestilização profunda e uma evolução do Tiggo 2.

CAOA Chery Tiggo 2 [divulgação]
Exemplo disso é que o volume de emplacamentos no ano dos dois modelos é bastante parecido. Ainda que o Tiggo 3X tenha sido lançado oficialmente no final de maio. O novato tem hoje 3.851 unidades emplacadas contra 3.965 de seu antecessor. Contudo, segundo dados da Fenabrave, o volume de emplacamentos mensal agora é 6 vezes maior no 3X.

O CEO da CAOA Chery afirma que não será agora que o Tiggo 2 será descontinuado. Contudo, ele não descarta que o modelo não deve passar de 2022. “Vamos ver até onde o carro vai”, afirma Márcio Alfonso. Caso o Tiggo 2 realmente saia de linha, a CAOA Chery não terá mais carros abaixo de R$ 100 mil no Brasil.

[divulgação]
CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]
Hoje seu carro mais barato parte de R$ 84.990 na versão Look manual e vai até R$ 96.990 na ACT automática. O Tiggo 3X, por outro lado, começa em R$ 101.990 na versão Plus e atinge os R$ 109.990 na variante PRO.

>>CAOA Chery Tiggo 7 PRO faz esquecer totalmente o antigo | Impressões

>>CAOA Chery Tiggo 8: finalmente dá para dizer sim | Avaliação

>>Terceira variante do Tiggo 8 terá opção de 254 cv e tração 4×4