Ainda que a CAOA Chery tenha estragado a surpresa revelando um novo SUV em registro de patentes no Brasil, ainda havia um segredo. Chamado até então de Tiggo XC, o novo SUV, chamado de Omoda 5, tem ares de cupê e estreia uma nova família de modelos dentro da marca. Mas o mais legal é que ele já tem passaporte carimbado para o Brasil.
O Chery Omoda 5 é considerado o primeiro carro de quarta geração da marca chinesa. Ele tem sérias pretensões globais, tanto que foram feitas pesquisas com clientes em mais de 30 países. Desde o princípio existem planos traçados para venda na Ásia, América do Sul, África e até Europa. Além disso, Rússia e Brasil são apontados como mercados prioritários depois da China.
Ainda não se sabe se a CAOA Chery seguirá exatamente a mesma nomenclatura usada na China. Afinal, nem sempre seguimos aqui o que é aplicado lá fora. Contudo, o Omoda 5 tem tudo para se encaixar bem no portfólio da marca como um intermediário entre o Tiggo 5X e o Tiggo 7.
Afinal, o porte é de SUV compacto: são 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Em relação ao Tiggo 5X, o Omoda 5 é 2 cm mais longo, tem mesma largura e 6 cm mais baixo. Isso se justifica pelo perfil mais esportivo, estilo cupê.
O teto é mais baixo na traseira do que na dianteira, enquanto o vidro de trás é bem inclinado. Visual é, definitivamente, seu grande ponto de atenção. A dianteira traz faróis finos de LED ligados por um friso cromado. Eles se mesclam à grade frontal da cor da carroceria com pequenos pontos cromados. As luzes principais, no entanto, ficam no para-choque.
Toque de Tiggo
Vincos fortes nos para-lamas ajudam a dar um ar mais musculoso para o modelo já registrado pela CAOA Chery. A traseira apresenta lanternas conectadas com o nome Chery no centro. Para-choque esportivo tem as típicas saídas de escape falsas emolduradas direto na peça.
Já a cabine é sofisticada, com visual bem horizontalizado e duas telas de 12,3 polegadas conectadas. A da direita é a central multimídia, enquanto a da esquerda é o painel de instrumentos. Console central alto ajuda na sensação de esportividade. Já as portas tem desenho bem semelhante ao do Tiggo 8.
Por falar no SUV de sete lugares recentemente avaliado pelo Auto+, ele e o Omoda 5 compartilham o conjunto mecânico. Trata-se do motor 1.6 quatro cilindros turbo de 197 cv e 30 kgfm de torque. Ele é gerenciado por uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Versões elétrica e híbrida serão lançadas em breve.
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