Destaque

Chery Omoda 5 é o SUV já registrado pela CAOA no Brasil

Nova linha de SUVs Omoda da Chery seguirá em paralelo com os Tiggo e o primeiro modelo da família já foi registrado pela CAOA no Brasil

Chery Omoda 5 [divulgação]
Chery Omoda 5 [divulgação]

Ainda que a CAOA Chery tenha estragado a surpresa revelando um novo SUV em registro de patentes no Brasil, ainda havia um segredo. Chamado até então de Tiggo XC, o novo SUV, chamado de Omoda 5, tem ares de cupê e estreia uma nova família de modelos dentro da marca. Mas o mais legal é que ele já tem passaporte carimbado para o Brasil.

O Chery Omoda 5 é considerado o primeiro carro de quarta geração da marca chinesa. Ele tem sérias pretensões globais, tanto que foram feitas pesquisas com clientes em mais de 30 países. Desde o princípio existem planos traçados para venda na Ásia, América do Sul, África e até Europa. Além disso, Rússia e Brasil são apontados como mercados prioritários depois da China.

Ainda não se sabe se a CAOA Chery seguirá exatamente a mesma nomenclatura usada na China. Afinal, nem sempre seguimos aqui o que é aplicado lá fora. Contudo, o Omoda 5 tem tudo para se encaixar bem no portfólio da marca como um intermediário entre o Tiggo 5X e o Tiggo 7.

Chery Omoda 5 [divulgação]
Chery Omoda 5 [divulgação]
Afinal, o porte é de SUV compacto: são 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Em relação ao Tiggo 5X, o Omoda 5 é 2 cm mais longo, tem mesma largura e 6 cm mais baixo. Isso se justifica pelo perfil mais esportivo, estilo cupê.

O teto é mais baixo na traseira do que na dianteira, enquanto o vidro de trás é bem inclinado. Visual é, definitivamente, seu grande ponto de atenção. A dianteira traz faróis finos de LED ligados por um friso cromado. Eles se mesclam à grade frontal da cor da carroceria com pequenos pontos cromados. As luzes principais, no entanto, ficam no para-choque.

Chery Omoda 5 [divulgação]
Chery Omoda 5 [divulgação]

Toque de Tiggo

Vincos fortes nos para-lamas ajudam a dar um ar mais musculoso para o modelo já registrado pela CAOA Chery. A traseira apresenta lanternas conectadas com o nome Chery no centro. Para-choque esportivo tem as típicas saídas de escape falsas emolduradas direto na peça.

Já a cabine é sofisticada, com visual bem horizontalizado e duas telas de 12,3 polegadas conectadas. A da direita é a central multimídia, enquanto a da esquerda é o painel de instrumentos. Console central alto ajuda na sensação de esportividade. Já as portas tem desenho bem semelhante ao do Tiggo 8.

Chery Omoda 5 [divulgação]
Chery Omoda 5 [divulgação]
Por falar no SUV de sete lugares recentemente avaliado pelo Auto+, ele e o Omoda 5 compartilham o conjunto mecânico. Trata-se do motor 1.6 quatro cilindros turbo de 197 cv e 30 kgfm de torque. Ele é gerenciado por uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Versões elétrica e híbrida serão lançadas em breve.

>>CAOA Chery Tiggo 8: finalmente dá para dizer sim | Avaliação

>>Chery está prestes a passar a Nissan no Brasil

>>JAC E-J7 quer brigar com Audi e BMW usando a eletricidade