O CAOA Chery iCar foi lançado no Brasil em junho de 2022 como carro elétrico mais barato do Brasil. Depois de perder esse posto em razão de aumentos de preços, o subcompacto movido a eletricidade ganhou diversos descontos e agora chega a ser vendido por menos de R$ 100.000.
No seu lançamento, o preço definido era de R$ 139.990. Assim ele se posicionava na porta de entrada dos elétricos no mercado brasileiro. Porém, em pouco tempo o modelo sofreu diversos aumentos e chegou a custar incríveis R$ 149.990. E isso só mudou novamente quando o BYD Dolphin chegou ao Brasil.
CAOA Chery iCar por R$ 95.990
Recentemente o subcompacto teve seu valor de tabela reduzido para R$ 119.990. Isso aconteceu por culpa do Dolphin, que revolucionou o mercado brasileiro com uma excelente relação entre custo e benefício. Contudo, quase 120 mil reais ainda é um preço bem salgado para um modelo tão pequeno.
Justamente por causa do modelo da BYD, as vendas do iCar no mercado brasileiro, que já não eram empolgantes, ficaram ainda menores. Isso parece preocupar a CAOA Chery, já que além dos descontos já oferecidos como padrão, uma concessionária ofereceu algumas unidades do hatch por R$ 95.990.
Isso quer dizer que são R$ 24.000 a menos que o valor sugerido pela montadora chinesa/brasileira, e expressivos R$ 54.000 a menos do que já custou o CAOA Chery iCar recentemente. A concessionária responsável pela promoção (Nisa, de Aparecida de Goiânia) ofereceu apenas algumas unidades ano-modelo 2022/2023.
A data da promoção foi definida até o dia 20/12/2023 ou enquanto durassem os estoques. Aparentemente todas as unidades disponíveis na promoção já foram vendidas, tendo em vista que a concessionária não está mais divulgando a oferta em questão.
Desespero das montadoras?
Como dissemos, o BYD Dolphin foi responsável por uma revolução no mercado de carros elétricos brasileiros. O GWM Ora 03 também contribuiu um pouco para esse feito, e juntos acabaram pressionando várias outras montadoras. Eles são oferecidos a partir de R$ 149.800 e R$ 150.000, respectivamente.
Trazendo um excelente custo-benefício no mercado atual do Brasil, os dois hatches elétricos fizeram a concorrência abaixar seus preços. O Renault Kwid E-Tech, por exemplo, foi reduzido de R$ 149.990 para R$ 139.990. E conforme mostramos aqui no Auto+, ele chegou a ser vendido até por R$ 123.490.
Outro modelo que sofreu alterações na tabela de preços foi o JAC E-JS1. Pouco antes do lançamento de Dolphin e Ora 03, ele custava R$ 145.900. Hoje a montadora de origem chinesa o vende por R$ 126.900, um abatimento de bons R$ 19.000. Porém, ele já chegou a custar R$ 164.900.
Vendas dos elétricos no Brasil
Recentemente a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) divulgou os emplacamentos dos modelos eletrificados vendidos em nosso país em novembro. Quem lidera a lista é justamente o BYD Dolphin, com 1.694 unidades emplacadas.
Entre os modelos que citamos, o Ora 03 teve 61 unidades vendidas, enquanto o E-JS1 teve 43, o Kwid E-Tech obteve 25 e o iCar alcançou somente 16 exemplares comercializados no mês passado. Já quando consideramos todos os elétricos, quem vem depois do Dolphin é o seu irmão, Yuan Plus, com 286 unidades. No terceiro lugar da lista fica o Volvo XC40, com 207.
Você compraria um CAOA Chery iCar por esse preço? Conte nos comentários.
>> CAOA Chery Tiggo 8 híbrido ganha nova cor na linha 2024
>> CAOA Chery Tiggo 5X já tem 50.000 unidades produzidas no Brasil
>> BYD Song Plus vendeu mais que todos os híbridos em novembro