Se 2021 foi movimentado para a CAOA Chery com o lançamento de Arrizo 6 Pro e Tiggo 3X, o próximo ano promete ser ainda mais intenso. Márcio Alfonso, CEO da marca chinesa, confirmou dois modelos inéditos para 2022. Além disso, praticamente toda linha atual passará por algum tipo de mudança, o que inclui híbridos.
Toda essa estratégia visa conquistar mais 1% de mercado, chegando a 3% de market share no Brasil, além de tomar a nona posição do mercado da Nissan. A expectativa da marca é que, em 2022, o volume ultrapasse os 60 mil carros vendidos. Desses, cerca de 42 mil serão feitos em Anápolis (fábrica dos Tiggo 5X, 7 e 8), além de 19 mil em Jacareí (onde saem os Tiggo 2 e 3X, além dos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro).
Híbridos brasileiros
Márcio Alfonso afirmou que a CAOA Chery produzirá carros híbridos no Brasil, tanto normais quanto plug-in. Hoje a linha eletrificada da marca na China é constituída hoje por dois modelos: Tiggo 7 Pro MHEV e Tiggo 8 (com sua versão Plus) PHEV. O Tiggo 7 Pro eletrificado traz motor 1.5 quatro cilindros turbo de 170 cv e 25,5 kgfm de torque.
Esse conjunto é auxiliado por um sistema elétrico leve que substitui o alternador. O motor a baterias não move as rodas, mas reduz o esforço do 1.5 a gasolina. Nesse caso, a transmissão é CVT de nove marchas. Na prática, ele consegue consumo urbano na casa dos 17 km/h, bastante semelhante ao Corolla Cross.
Mas o grande destaque da linha deve ficar com o Tiggo 8 Plus MHEV. Como o atual Tiggo 8 faz bastante sucesso e a versão mais sofisticada já foi flagrada, a CAOA Chery deve deixar para o modelo Plus a versão eletrificada. Lá na China, traz motor 1.5 associado a dois elétricos. Vale lembrar: o Tiggo 8 tem versões Plus e Pro na China completamente diferentes.
São 169 cv e 25,7 kgfm de torque, exatos 18 cv e 2,3 kgfm de torque a menos que o Tiggo 8 brasileiro. Contudo, o modelo híbrido entrega impressionantes 73,9 km/l de consumo médio cidade e estrada. O Tiggo 8 brasileiro não passa de 12 km/l na estrada. Já os 100 km/h são atingidos em respeitáveis 4,9 segundos.
Novidades elétricas
Ainda não se sabe quais são os modelos inéditos os quais Márcio se refere, mas o executivo deu algumas pistas. Primeiro de que pode ser um elétrico. A Chery hoje conta com uma vasta linha de modelos eletrificados lá fora e pretende vender um deles por aqui. Os mais cotados são QQ e eQ1, mas as chances maiores são segundo modelo.
Ednei Navarro, gerente de pesquisa e desenvolvimento da CAOA Chery, já da a deixa para qual modelo virá: “o QQ tem um design mais asiático, enquanto o eQ1 é mais jovial e coerente com o mercado brasileiro”. A empreitada com o elétrico, no entanto, tem um custo: “preço mágico”, segundo o Márcio Alfonso, é algo abaixo de R$ 150 mil.
Com isso, a CAOA Chery teria o elétrico mais barato do Brasil. Para isso, tenha em mente que o modelo é ainda menor que o JAC E-JS1, atual detentor do título. Com pouco mais de 3 metros de comprimento, ele tem construção moderna com alumínio para baixar o peso. No entanto, não consegue passar de 120 km/h com seu motor de 75 cv.
A autonomia, no entanto, pode chegar a 408 km se a versão mais moderna e com maior autonomia for trazida ao Brasil. Esse é um estudo que ainda vem sendo feito pela marca, como apontou Alfonso: “quanto mais baterias, mais caro o carro fica. É preciso fazer as contas e entender que tipo de autonomia o brasileiro quer”.
Crossover = SUV cupê
Outro modelo que o CEO da marca revelou que está em planejamento para o Brasil é um crossover. Contudo, depois de algum tempo ele revelou que se trata de um SUV cupê. Hoje, o único modelo da Chery que preenche esse requisito é o Omoda 5 recentemente lançado. Vale lembrar que ele já foi registrado no Brasil, o que aumenta as expectativas.
O Omoda 5 faz parte de uma nova linha de SUVs com estilo cupê produzidos pela Chery. Eles serão vendidos em paralelo com os Tiggo, mas com pegada mais esportiva. No caso do Omoda 5, são 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,58 m de altura. São medidas parecidas com as do Jeep Compass. O motor, é 1.6 turbo do Tiggo 8, mas com 197 cv e 30 kgfm.
Atualização de portfólio
Mudanças no portfólio de carros da CAOA Chery acontecerão mais velozmente do que antes. Ednei reforçou que a participação da CAOA no desenvolvimento dos carros na China tem começado cada vez mais cedo para adaptar os carros para o Brasil. Além disso, o executivo comentou o comportamento típico de marcas chinesas: “se um carro não dá certo por lá, eles tiram em menos de um ano e começam um novo projeto sem dó”.
Isso explica o fato de Arrizo 5 foi descontinuado no Brasil. Contudo, a marca já prepara atualizações para seus modelos. Alguns por conta do Proconve L7, outros por conta de uma eletrificação programada. Híbridos leves podem ser adotados por aqui.
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