O Toyota Camry não será mais vendido no Japão, anunciou a montadora nipônica nesta semana. Apesar de continuar sendo fabricado para exportação, o mercado local deixará de ser abastecido. O futuro do modelo no Brasil não é muito garantido, ainda que as unidades vendidas aqui sejam importadas do Japão.
Comercializado na terra do sol nascente desde 1980 com mais de 1,3 milhão de unidades vendidas, o Camry está se aposentando do mercado japonês. De acordo com o site Nikkei Asia, a Toyota já informou aos concessionários que eles não receberão mais unidades do sedã.
Vendido em mais de 100 países, o modelo ainda continuará sendo produzido no Japão apenas para exportação. Isso significa que o mercado global deve continuar recebendo exemplares do Camry, assim como acontece com o Etios, que é produzido no Brasil somente para exportação.
Futuro incerto
Surpreendentemente o modelo ainda vende bem em países como os Estados Unidos, mas a grande ascensão global dos SUVs certamente diminui cada vez mais o seu campo de atuação. Aqui no Brasil, por exemplo, ele alcança números de vendas extremamente baixos.
Depois de 15 anos consecutivos sendo o veículo de passageiros mais vendido nos Estados Unidos, o Camry foi desbancado em 2016 pelo irmão RAV4. Isso prova que o público está preferindo os modelos mais altinhos. Em nosso país, o Corolla Cross já se igualou (as vezes ultrapassando) em vendas com o Corolla sedã, por exemplo.
Um sedã esquecido
Segundo a Fenabrave, somente 6 unidades do modelo foram emplacadas em 2023 até o momento (desconsiderando março que ainda não acabou). Os dados comprovam que o modelo ficou completamente esquecido no mercado brasileiro, e por isso tem um futuro incerto por aqui também.
Não seria uma surpresa se o modelo saísse de linha no nosso mercado, apesar de ter sido atualizado há pouco tempo. Depois de ter suas importações encerradas em agosto de 2021, ele retornou em maio de 2022 com uma motorização 2.5 híbrida ao invés da antiga 3.5 V6.
>> Exclusivo: Toyota Camry volta ao Brasil por R$ 331.790
>> Toyota Hilux GR-Sport dá adeus ao apelido Capotalux | Impressões
>> Os carros mais caros de todas as marcas à venda no Brasil